No sábado, 31, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou em Paranaguá as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2026 em parceria com prefeituras e entidades sociais do Litoral do Paraná, durante reunião com prefeitos e prefeitas da região. Segundo ele, a atuação da Itaipu seguirá duas frentes principais: o fortalecimento de organizações da sociedade civil e o apoio direto aos municípios.
De acordo com Verri, a primeira iniciativa é voltada às entidades sociais que ainda não receberam recursos da Itaipu, como associações de pais e amigos, asilos e associações de pescadores. Para isso, foi lançado um edital no valor de R$ 100 milhões, aberto no dia 20 de janeiro e com inscrições até 20 de fevereiro. O resultado está previsto para ser divulgado em 27 de março.
“Toda e qualquer entidade pode participar. Quero reforçar, principalmente para vocês que trabalham com organizações sociais, que entrem no site da Itaipu e participem. A chance é de que todos recebam”, afirmou o diretor-geral, ao incentivar a ampla participação das instituições no processo.

A segunda frente de atuação, conforme explicou Verri, envolve o apoio às prefeituras, que enfrentam demandas permanentes por investimentos. Entre as possibilidades de parceria estão recursos para obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica, e para a aquisição de equipamentos necessários ao atendimento da população. “As prefeituras sempre precisam de recursos, e nós vamos conversar sobre como a Itaipu pode ajudar”, ressaltou.
Enio Verri também destacou que as ações desenvolvidas fazem parte da política pública do Governo Federal. “Na verdade, não é a Itaipu e o Governo Federal, é o Governo Federal, porque a Itaipu é parte do Governo Federal. Nós somos executores das políticas públicas determinadas pelo presidente Lula”, afirmou, ao reforçar a integração entre a estatal e o governo na promoção do desenvolvimento regional.







