Três grandes torneios de beach tennis com o apoio da Portos do Paraná vão agitar o litoral do estado. As competições fazem parte da programação do Verão Maior 2026, promovido pelo Governo do Estado. As disputas tiveram início no dia 30 de janeiro e seguem até março em Matinhos.
“Nós apoiamos a integração entre o setor portuário e o incentivo ao esporte. O beach tennis e a Corrida do Porto são exemplos disso. Estimulamos boas práticas dentro e fora do cais”, declarou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
As competições serão realizadas na Arena Portos do Paraná/UniBrasil, instalada na praia de Caiobá, em Matinhos. O diretor do Verão Maior Paraná, Tiago Campos, ressaltou a importância da participação da Autoridade Portuária para o fortalecimento do esporte, do turismo e da valorização do litoral. “Trata-se de uma parceria de sucesso, que contribui diretamente para a realização das atividades físicas, esportivas e recreativas do projeto, ampliando as oportunidades para que a população aproveite o período de férias no litoral”, afirmou.
O primeiro campeonato é o ITF BT400 Sanepar Caiobá Open 2026, que teve início na última sexta-feira (30), é um dos mais importantes torneios de beach tennis do mundo, que integra o calendário da International Tennis Federation (ITF). A expectativa é reunir, até o fim de todas as fases, mil atletas, sendo 750 amadores e 250 profissionais, que utilizarão 20 quadras oficiais.
Parte das disputas ocorrem na Arena Portos do Paraná/UniBrasil em Caiobá com arquibancada coberta com capacidade para receber até 1,5 mil pessoas. As demais partidas estão sendo disputadas nas areias do Balneário Riviera.
“Esse torneio coloca o litoral do Paraná definitivamente no mapa do beach tennis mundial. Estamos falando de um evento que traz os melhores atletas do planeta e movimenta o turismo, graças ao apoio de companhias como a Portos do Paraná”, afirmou Silvio Souza, presidente de uma das organizadoras do evento, a Federação Paranaense de Tênis (FPT).
A competição distribuirá US$ 45 mil para as categorias profissionais e 470 pontos no ranking mundial da ITF. A grande final da competição está marcada para o dia 08 de fevereiro.
Na edição de 2025, as campeãs da categoria feminina foram as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, enquanto o vice-campeonato ficou com as brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow. No masculino, o título foi conquistado pela dupla formada pelo brasileiro Daniel Schmitt e o italiano Frederico Galeazzi, seguidos pelo brasileiro André Baran e o italiano Michele Cappelletti.

Beach Tennis incentiva atletas portuários
Outra competição patrocinada pela Autoridade Portuária é o Beach Tennis Portos do Paraná 2025,
Já entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, que será realizado o FPT Portos do Paraná e Open no Verão Maior, torneio federado promovido pela Portos do Paraná em parceria com a Open Beach Tennis. O evento tem como objetivo incentivar o esporte e a prática de atividades físicas. Qualquer pessoa que jogue Beach Tennis pode participar.
Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://fpt.com.br/Torneio/Info/2026/fpt-beach-series-1500-32-fpt-beach-series-1500-open-e-portos-parana-verao-maior-41-5600.
Interclubes amplia alcance do evento
Encerrando a temporada, será realizada a terceira competição do Interclubes de Beach Tennis, entre os dias 3 e 5 de março. A expectativa é reunir aproximadamente 3,5 mil pessoas, de 50 clubes, com a utilização de 70 a 80 quadras. O evento é idealizado pela Secretaria do Esporte do Paraná e pela Federação Paranaense de Tênis (FPT), com apoio da Portos do Paraná.
Fonte: Portos do Paraná







