Por Elano Squenine e Alex Vizine
Tem início nesta quarta-feira, 18, o tempo santo da Quaresma, período de 40 dias que prepara os cristãos para a celebração da Páscoa. Por ocasião da data, o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Paulo Alves Romão, divulgou uma mensagem aos fiéis, ressaltando o significado espiritual deste tempo litúrgico.
Na mensagem, o bispo destaca que este é um período propício para escutar com mais atenção a Palavra de Deus, intensificar a oração, praticar a caridade e viver a penitência como expressão sincera de amor a Deus. Para ele, esses pilares ajudam a fortalecer a fé e a promover uma transformação interior verdadeira.
“Nesse período da quaresma, nós somos chamados a viver a fé, a esperança e a caridade durante todo o período da quaresma. São práticas sacramentais importantíssimas para nós, porque nos ajuda a viver mais intensamente o tempo da quaresma, fazendo penitência”, explica Dom Paulo.
Segundo ele, antes de chegar ao tempo pascal, todo esse caminho deve ser feito com muita fé e esperança, no período quaresmal, sendo todos fiéis ao que a Igreja indica: fé, esperança e caridade.
“Isso nos ajuda a viver com muito mais intensidade a nossa fé, com muito mais alegria e segurança a nossa experiência católica, a nossa experiência de fé verdadeira, certo de que o Senhor, que morre na cruz, ressuscita e nos propõe uma vida totalmente nova”, ressalta.
Quarta-feira de Cinzas
A Quarta-feira de Cinzas marca oficialmente o início da Quaresma no calendário da Igreja Católica. Durante as celebrações, os fiéis recebem a imposição das cinzas como sinal de humildade, conversão e compromisso com uma vida renovada em Cristo.
Confira a mensagem do bispo Dom Paulo Alves Romão sobre o início da Quaresma:








