Nesta sexta-feira (29), o tão aguardado leilão do Lote 2 do novo modelo de pedágios no Paraná aconteceu, colocando o foco nas rodovias que ligam Curitiba ao litoral, especialmente a BR-277.
A disputa ocorreu na Bolsa de Valores em São Paulo, a B3, e abrangeu a concessão de 604 quilômetros de rodovias estaduais e federais, com destaque para o trecho entre a capital e o litoral, além dos Campos Gerais e o Norte Pioneiro.
Segundo informações disponíveis, apenas o Grupo EPR, que já administra rodovias no sul de Minas Gerais, apresentou uma proposta e participou da concorrência.
Vale ressaltar que o Grupo EPR também esteve envolvido na disputa pelo Lote 1, embora tenha sido derrotado. O contrato de concessão para o Lote 2 terá uma duração de 30 anos, sendo que a empresa vencedora será aquela que oferecer a menor tarifa de pedágio.
Para a região do litoral e da BR-277, estão previstos investimentos significativos, com R$ 10,8 bilhões destinados a obras e R$ 6,5 bilhões para conservação e serviços ao usuário. O Lote 1 já havia sido arrematado no mês anterior com um desconto de 18,25% na tarifa prevista no edital, o que reduzirá substancialmente o custo das viagens na região.
O novo lote 2 das praças de pedágio inclui sete localidades, quatro das quais faziam parte do contrato anterior. As praças já existentes são São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151) e Jacarezinho (BR-369).
As três novas praças de cobrança estarão localizadas em Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e Jacarezinho (BR-153). Aqui estão as tarifas básicas propostas para cada praça de pedágio, conforme divulgado pelo Governo do Estado.
- São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,55
- Carambeí (PR-151): R$ 9,83
- Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55
- Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39
- Sengés (PR-151): R$ 6,30
- Quatiguá (PR-092): R$ 11,23
- Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39
Entre as principais obras previstas, destacam-se a adição de novas faixas em 81 quilômetros da BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, resultando em seis pistas no total. Essa expansão visa melhorar a mobilidade ao longo desta importante rota.
Serão feitos 350 km de duplicações, 138 km de faixas adicionais, 72 km de ciclovias e 73 km de vias marginais.
Além disso, a empresa vencedora deve construir 52 passarelas, 107 viadutos, 35 pontos de correção de traçado, oito passa-faunas e uma nova base de serviços operacionais na PR-408, perto do entroncamento com a PR-804.
O novo pedágio no Paraná também pretende incluir:
- Câmeras com tecnologia OCR para reconhecer placas.
- Wi-Fi em locais de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros.
- Painéis de mensagem variável.
- Iluminação completa em áreas críticas, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos.
- Sistema de pesagem automática.
Este leilão representa um marco fundamental no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária no Paraná, com um enfoque significativo nas rodovias que ligam a capital ao litoral, tornando as viagens mais eficientes e acessíveis para os residentes e visitantes da região.