Rodrigo Borges da Silva, de 36 anos, e Rafael Eduardo Polidoro, de 29 anos, moradores na cidade de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foram presos na tarde de terça-feira, 3, durante uma ação conjunta deflagrada por equipes da Polícia Civil e guarnições da Polícia Militar, acusados de envolvimento no furto de equipamentos de telefonia, na cidade de Guaratuba.
A dupla estava em um Fiat Uno, cor branca, que vinha sendo monitorado por equipes do setor de inteligência das forças policiais do estado.
O veículo foi abordado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no balneário Caiobá, em Matinhos, após passar pela balsa, na baía de Guaratuba.
Dentro do carro foram encontrados diversos equipamentos eletrônicos usados em torres de telefonia e ferramentas. O material recuperado está avaliado em aproximadamente meio milhão de reais.
De acordo com representantes da empresa de telecomunicações responsável pela instalação violada, o material foi furtado momentos antes na região de Caieiras, em Guaratuba.
O furto dos equipamentos gerou problemas nas linhas que atendem os telefones de emergência do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193).
Questionados sobre os equipamentos encontrados no interior do veículo, a dupla disse que trabalha em uma empresa terceirizada e que tinha autorização para retirar os eletrônicos da instalação.
Nenhuma documentação comprovando o serviço foi apresentada.
Presos, os dois homens foram encaminhados para a Delegacia Cidadã de Matinhos, onde permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Paraná vem intensificando ações de combate ao furto de fiação elétrica, cabeamento de internet e equipamentos de telecomunicações.
O COPE – Centro de Operações Policiais Especiais, da PCPR, tem trabalhado em ações de inteligência que tem como objetivo combater o crime de receptação desse material.
A troca de informações entre as unidades policiais e as ações integradas que envolvem outras forças de segurança estaduais já recuperaram toneladas de equipamentos e prenderam vários suspeitos.
Qualquer informação relacionada a esse tipo de atividade criminosa deve ser repassada imediatamente pelo telefone 181 – Disque Denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública.