O projeto Com Ciência, que engloba ações de saúde, sustentabilidade e cultura, concluiu suas atividades no Verão Maior Paraná, no domingo, 4, na Praia Brava em Caiobá, Matinhos. Promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa levou projetos das universidades estaduais ao espaço do projeto, recebendo mais de 15 mil visitantes ao longo de um mês.
A programação diversificada atraiu um público de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos com mais de 90 anos. No cronograma cultural, foram realizadas 17 sessões de cinema, apresentando filmes nacionais e produções paranaenses feitas por alunos e professores do curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As exibições ocorreram em espaços públicos nos sete municípios do Litoral.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) contribuiu para a agenda cultural com apresentações do filme “Alice no País das Maravilhas” em formato de cine concerto, com trilha sonora executada ao vivo por piano, contrabaixo e violino. O projeto encantou o público em Matinhos e Guaratuba.
O encerramento das atividades culturais contou com a apresentação da Big Belas Band, reunindo aproximadamente 250 pessoas.
Para o coordenador do projeto, Marcos Aurelio Schemberger, a participação no Verão Maior Paraná foi significativa, destacando a importância do ensino superior estadual.
O projeto “Nossa praia mais limpa e sustentável” também marcou presença no Com Ciência durante janeiro, com mais de 500 visitantes durante as oficinas realizadas. Fruto da parceria entre a Unespar e a cooperativa Eco Pontal, a iniciativa visa reaproveitar a casca do coco após o consumo.
No local, foi demonstrado o processo de trituração do resíduo para transformá-lo em fibra, utilizada na produção de objetos artesanais. Além disso, o coco aproveitado possibilita a criação de um substrato para compostagem, destinado a hortas escolares e jardins públicos.
A gestora da cooperativa Eco Pontal, Nádia Giacomini, destacou a oportunidade de expor o projeto no espaço “Com Ciência”, interagindo com o público e conscientizando sobre o ciclo do coco descartado até seu reaproveitamento.
O programa Couro de Peixe da Unespar, ativo desde 2008, destacou-se no Verão Maior Paraná ao utilizar a pele de peixes, geralmente descartada, na confecção de artesanatos. Essa iniciativa proporciona trabalho e renda para moradores de comunidades ribeirinhas em Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná, com exposição e venda dos produtos no espaço.
Na área da saúde, foram oferecidos testes rápidos para sífilis e hepatite, aferição da pressão arterial, exames de pele e orientações sobre prevenção de doenças. Universitárias dos cursos de Enfermagem das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (Uenp) colaboraram nesses serviços. Além disso, os sábados foram dedicados a oficinas de ressuscitação cardiopulmonar para adultos e crianças.
Leticia Viegandt, estudante do 4º ano de Enfermagem da UEPG, que participou das ações de saúde no Com Ciência, destacou a ampliação de sua visão profissional. Ela afirmou: “Essa experiência proporcionou que eu levasse o conhecimento da universidade para os veranistas, ultrapassando os muros da instituição.”
PREVENÇÃO
Aproveitando o espaço, a equipe do Com Ciência incluiu ações de conscientização contra a dengue após o período de chuvas que atingiu o Estado durante as últimas semanas de janeiro. Ainda na área da saúde, cerca de 300 servidores do Paraná se uniram em ação unificada de combate à doenças propagadas em decorrência das enchentes, como leptospirose e diarreia. A ação alcançou cerca de 200 residências, além de mobilizar centenas de servidores nos espaços públicos, levando informação para milhares de cidadãos.
JOGOS
Entre as atividades desenvolvidas no decorrer de janeiro pela equipe da Seti, esteve a disponibilização de um espaço para os veranistas se divertirem com jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e trilha. A área foi a mais movimentada e fidelizou muitos visitantes. Por esse motivo, foram promovidas competições de xadrez semanais e, nos dias 20 e 21, foi realizado um torneio que reuniu mais de 40 enxadristas, com premiação de medalhas e troféus para os melhores colocados.
MANNA
Projeto continuado da área de tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Manna também fez parte das ações universitárias no Verão Maior Paraná. Aproximando crianças e adolescentes da tecnologia, a iniciativa orientou os participantes em relação à pilotagem de drones, além de ter possibilitado a interação do público com robôs e jogos desenvolvidos a partir da robótica.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias