Por Luiza Rampelotti
Estudantes da rede pública de Antonina, começam a receber, na próxima segunda-feira (7), atendimentos oftalmológicos gratuitos dentro das escolas. A cidade foi uma das primeiras do estado a ser contemplada pelo Bons Olhos Paraná, programa lançado pelo Governo do Paraná com o objetivo de garantir a saúde visual de crianças e adolescentes, promovendo também a equidade no aprendizado.
A ação contempla estudantes de 6 a 17 anos das redes municipal e estadual de ensino, com triagens, consultas, exames oftalmológicos especializados e, nos casos em que houver prescrição médica, a entrega gratuita de óculos com lentes antirreflexo e armações de acetato — disponíveis em diferentes cores e modelos.
“Entre os dias 7 e 10 haverá atendimentos oftalmológicos para todas as nossas crianças, do Ensino Fundamental ao Médio, através de um programa do Governo do Estado do Paraná chamado Bons Olhos. Haverá um médico oftalmologista, e aquelas crianças que necessitarem de óculos terão seus óculos gratuitamente. Então, por favor, senhores pais e responsáveis, não deixem suas crianças faltarem nesse período”, destacou a prefeita Rozane Osaki.

Atendimento direto nas escolas
A proposta do Bons Olhos é oferecer os atendimentos diretamente nas escolas, com o uso de unidades móveis — uma carreta e um ônibus adaptado como consultório — que irão percorrer o Paraná entre abril e julho. A triagem será feita previamente nas unidades de ensino e os alunos com necessidade de atendimento especializado passarão por exames como mapeamento de retina, biomicroscopia de fundo de olho e retinografia colorida binocular, além de testes ortópticos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a meta do programa é realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos e distribuir 10,9 mil óculos em 93 municípios paranaenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Saúde e educação como prioridades
Pesquisas apontam que dificuldades de aprendizado, baixo rendimento escolar e até comportamentos de desinteresse em sala de aula podem estar ligados a problemas de visão não diagnosticados. Neste contexto, o Bons Olhos surge como uma estratégia de cuidado integral, unindo saúde e educação para garantir melhores condições de desenvolvimento para os estudantes.
Além do impacto direto na qualidade do aprendizado, o programa representa também um alívio para o orçamento de muitas famílias. Para pais e responsáveis que enfrentam dificuldades para custear consultas e aquisição de óculos, o atendimento gratuito, feito no ambiente escolar, é uma oportunidade de cuidado acessível e eficiente.