Por Luiza Rampelotti
Na última quarta-feira (27), uma força-tarefa envolvendo equipes de Saúde, Vigilância em Saúde e Polícia ambiental realizou o resgate de 16 animais vítimas de maus-tratos na ilha de Superagüi, em Guaraqueçaba. A ação resultou no salvamento de cinco cães e 11 gatos, encontrados em condições precárias de saúde e higiene.
Os animais foram encaminhados para tratamento especializado, recebendo cuidados que visam garantir mais dignidade e bem-estar. Segundo Francisco Romano Nunes Junior, diretor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba, os esforços para proteger os bichos incluíram a construção de baias e um canil em parceria com uma veterinária local. “Estivemos ontem lá e construímos mais algumas baias. Agora estamos levando os animais para cuidados adequados. Foram cinco cães e 11 gatos resgatados com o apoio da Polícia Ambiental. Desenvolvemos esse trabalho para que esses animais tenham uma chance de recomeçar“, disse o diretor em entrevista à Ilha do Mel FM.
Além de ressaltar a importância da ação, o resgate reforça a necessidade da denúncia por parte da população. “Denunciar maus-tratos é essencial. Não só para salvar vidas, mas também para que os responsáveis respondam por seus atos“, destacou Francisco. Em Guaraqueçaba, denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância em Saúde pelo telefone (41) 3482-1620.
A comunidade tem um papel essencial no combate à crueldade contra animais. Especialistas destacam que denunciar maus-tratos não apenas salva vidas, mas também promove a conscientização sobre a responsabilidade coletiva de proteger os animais, além de assegurar que os agressores sejam responsabilizados por seus atos.