Um apagão nacional na manhã de ontem deixou mais de 1 milhão de unidades consumidoras do Paraná sem energia elétrica. De acordo com a Copel, o problema foi registrado por volta das 8h30 e totalmente normalizado às 11h30. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma “interligação” interrompeu 16 mil megawatts de carga em diversos estados.
De acordo com a Copel, as unidades afetadas representam 21% do total de consumidores da empresa, que atende 396 municípios do Paraná. Em nota, a Copel disse que ocorreu um corte de carga em diversos estados do Brasil em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões norte, nordeste e sudeste. Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.
Após os primeiros registros de apagões, o Ministério de Minas e Energia comunicou que irá criar um grupo para analisar e estudar as causas do incidente. Além do Paraná, o apagão atingiu mais de 20 estados brasileiros.