No primeiro fim de semana de campanha das Eleições Municipais 2024, o aplicativo Pardal 2024 recebeu 4.396 denúncias até as 18h de segunda-feira,19. As principais denúncias vieram de São Paulo (695), Minas Gerais (514) e Rio Grande do Sul (422). A maioria das denúncias (2.196) refere-se a propaganda eleitoral irregular envolvendo candidatos a vereador. A propaganda eleitoral começou na sexta-feira, 16. A versão atualizada do Pardal 2024 está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store. Acompanhe as estatísticas pelo Pardal Web.
Portaria sobre o aplicativo
A Portaria TSE nº 662/2024, publicada na sexta-feira, 16, introduz novidades no uso do aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular. Agora, é possível denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. Desde sexta-feira, estão disponíveis três serviços para receber e acompanhar essas denúncias: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM. O Pardal Móvel, disponível para smartphones e tablets, permite denunciar propaganda irregular e outras formas de propaganda inadequada.
Outros tipos de denúncia
É importante destacar que o Pardal aceita apenas denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do aplicativo, há um botão que redireciona os usuários para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) em casos de desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral em situações de crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Com informações do TSE