A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre possíveis golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil, do governo federal, que visa reintegrar pessoas com restrição de crédito na economia, possibilitando melhores condições para renegociar dívidas bancárias.
Na primeira fase do programa, as instituições financeiras retiram o nome dos devedores do cadastro de restrição para débitos de até R$ 100, permitindo que eles obtenham novos empréstimos e façam operações financeiras.
Os golpistas podem explorar o programa por meio de links falsos e engenharia social, enganando os usuários para obter dados confidenciais e realizar transações financeiras em benefício próprio. A Febraban ressalta a importância de não clicar em links suspeitos recebidos por mensagens ou redes sociais e de fazer o contato diretamente com o banco por canais oficiais para negociar as dívidas.
A Febraban não envia comunicados para renegociação e aconselha a checar boletos antes do pagamento para garantir que estejam sendo pagos à instituição financeira correta.
Em caso de dúvida ou propostas suspeitas, o cliente deve entrar em contato com o banco pelos canais oficiais.