A Bienal de Quadrinhos Circula de Curitiba esteve em Paranaguá pela primeira vez nos dias 4 e 5 de outubro, na Casa Monsenhor Celso. O evento, realizado há quase 15 anos na capital, chegou ao Litoral com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), reunindo artistas, leitores e entusiastas da arte sequencial.
PROGRAMAÇÃO
Com entrada gratuita, a Bienal contou com oficinas, conversas com autores, exposição e a Gibiteca Móvel, que disponibilizou 50 títulos de histórias em quadrinhos para consulta.
Entre os artistas convidados estiveram Cora Ottoni, Denise Arraso e Monge Han, que conduziram oficinas e participaram de bate-papos com o público ao longo do fim de semana.
A abertura, no sábado, dia 4, teve oficinas de tirinhas e identidade criativa, seguidas de uma conversa com os artistas convidados e da abertura da exposição.
Já no domingo, dia 5, a programação incluiu uma oficina de introdução à produção de quadrinhos e debates sobre identidade, diversidade e a evolução dos quadrinhos brasileiros, desde a internet até os livros impressos.
Foto: Henrique Araújo
EXPANSÃO
O organizador da Bienal, Gilmar Kaminski, destacou a importância de levar o projeto a novas cidades.
“A Bienal de Quadrinhos de Curitiba acontece há quase 15 anos e, pela primeira vez, estamos levando nossas atividades para outras cidades. Estamos muito felizes de chegar a Paranaguá, especialmente por ser uma cidade com uma cena cultural tão efervescente. Agradecemos à equipe da Secultur pela recepção na Casa Monsenhor Celso e ao público que participou das atividades”, afirmou.
Foto: Henrique Araújo
VALORIZAÇÃO
O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, ressaltou o compromisso da administração em fortalecer o acesso à cultura.
“Ficamos muito satisfeitos com a realização da Bienal de Quadrinhos Circula em nossa cidade, pois seguimos a determinação do nosso prefeito Adriano Ramos em trazer cultura e arte para Paranaguá, levando conhecimento a todos”, destacou.
Foto: Henrique Araújo
A passagem da Bienal de Quadrinhos Circula por Paranaguá marcou mais um passo no fortalecimento das ações culturais no município, aproximando o público do universo dos quadrinhos e promovendo o diálogo entre artistas e a comunidade.