A onda de calor continua a avançar por todo o país nesta terça-feira (14) e colocou 15 estados e o Distrito Federal em estado de perigo, com riscos para a saúde e para a vida humana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A massa de ar muito quente, que está provocando as altas temperaturas, aumenta a cada dia e deve se estender até a sexta-feira (17).
Três capitais vão registrar pelo menos 40 °C nesta terça. O Rio de Janeiro tem máxima de 41°C com sensação térmica próxima a 53°C, para São Paulo a máxima é de 38 °C, com sensação de 40°C. Cuiabá e Teresina vão registrar 41°C e 40°C, respectivamente.
O alerta para a baixa umidade do ar, principalmente à tarde, continua para as seguintes regiões:
💧🚫 Alerta (12% a 20%) – região entre o noroeste de SP pegando Minas Gerais, Bahia, Tocantins e leste de Goiás.
💧🚫 Perigo (20% a 30%) – Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Para preservar a saúde, as recomendações dos especialistas são evitar exposição ao sol, protetor solar, beber muita água e manter os ambientes de casa e do trabalho o mais úmido possível.
Estado de atenção no Sul
Há um alerta de perigo para temporais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sudoeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. As tempestades estão sendo causadas por uma entrada de umidade e ar quente vinda da Amazônia. Em Chapecó deve chover até 80mm.