No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, milhares de pessoas participaram da 1.ª Caminhada do Meio-Dia, realizada no sábado pela Secretaria da Mulher. O evento faz parte da programação da Campanha “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio” e teve a participação de mais de 70 municípios, entre eles Paranaguá e Matinhos. Parentes, amigos, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas se reuniram em memória das vítimas de feminicídio, em todo o Paraná.
Durante todo o trajeto foram exibidos cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta. Em Paranaguá, a caminhada teve início na Praça Fernando Amaro, seguindo pela Rua Dr. Leocádio e Marechal Deodoro. A chegada foi em frente à Catedral Diocesana de Paranaguá. Já em Matinhos, a concentração aconteceu em frente a sede administrativa da Câmara de Vereadores.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi criado após uma lei sancionada pelo governador Ratinho Junior. O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná, em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.