Profissionais da Unidade de Saúde Guilhermina Mazzali Gaida, no Jardim Iguaçu, em Paranaguá, participaram nesta semana de uma palestra sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação teve como objetivo aprimorar o atendimento às pessoas surdas e ampliar a inclusão nos serviços de saúde do município.
Foto: Moyses Zanardo
INCLUSÃO
A secretária de Inclusão da Prefeitura de Paranaguá, Isabelle Cristina do Rosário Dias Meduna, destacou a relevância da capacitação para o dia a dia dos servidores.
“Esse momento significa inclusão social. É uma abertura de conhecimento e de capacitação. Fico muito honrada em poder participar e compartilhar saberes com os profissionais, que já relataram avanços no acolhimento de famílias surdas na unidade”, afirmou.
Segundo a secretária, a formação começou com servidores da área de comunicação da Prefeitura e agora está sendo expandida para as Unidades Básicas de Saúde.
“Estamos felizes em ver resultados rápidos. Muitos já sabem como receber e atender com respeito. A gestão tem aberto portas para que a cidade seja, de fato, para todos”, completou.
Foto: Moyses Zanardo
SAÚDE
O supervisor da UBS Jardim Iguaçu, Rhyan Paiva, ressaltou a importância da ação para o fortalecimento do atendimento humanizado.
“A unidade é a porta de entrada do sistema de saúde. É fundamental que nossos profissionais estejam preparados para atender pessoas com deficiência, não apenas na língua de sinais, mas em todas as necessidades de inclusão. Foi uma troca de experiências muito positiva”, destacou.
Foto: Moyses Zanardo
CONTINUIDADE
Durante o encontro, agentes de saúde puderam relatar dificuldades e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe da Secretaria de Inclusão. O órgão permanecerá à disposição para novos treinamentos, garantindo a continuidade do processo de capacitação e ampliando o alcance da iniciativa.