Uma iniciativa de solidariedade que está fazendo a diferença nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Trombudo Central e Rio do Oeste. Em uma ação conjunta do Governo do Paraná e do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento do Paraná (Sindaruc), a Ceasa Curitiba realizou a doação de cinco toneladas de alimentos para essas comunidades que foram severamente impactadas pelas recentes chuvas.
Essa ação solidária, coordenada por permissionários, produtores rurais e participantes do programa Banco de Alimentos-Comida Boa, busca amenizar os efeitos das chuvas que têm causado estragos nessas regiões. Entre os alimentos doados estão diversos tipos de frutas, legumes, verduras e hortaliças, proporcionando não apenas nutrição, mas também um gesto de apoio e solidariedade.
Esta não é a primeira vez que a Ceasa Curitiba estende a mão para ajudar em situações de emergência. Com a remessa da última terça-feira, a Ceasa já enviou um total de 23 toneladas de alimentos para o estado vizinho.
No cenário mais amplo, a Ceasa Curitiba reforça seu compromisso social ao doar um total de 75 toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas e enchentes, tanto no Paraná quanto em Santa Catarina.
Os municípios paranaenses já receberam 52 toneladas, e os catarinenses, com essa última remessa, contabilizam 23 toneladas. Vale ressaltar a importância do programa Banco de Alimentos-Comida Boa, que desempenha um papel crucial na coleta de alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais.
Esses alimentos, mesmo estando em boas condições de consumo, são transformados em refeições como molhos, sopas, sucos e outros produtos processados. Em seguida, são distribuídos devidamente embalados e prontos para consumo em diversas instituições, como creches, orfanatos e hospitais públicos.
No decorrer de 2022, o programa já distribuiu expressivas 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais, mantendo uma média mensal de 487 toneladas. Essa iniciativa não apenas contribui para combater a fome, mas também reduz o desperdício de alimentos, promovendo uma cadeia solidária e sustentável
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias.