O Cineclube Currais, realizado pelo Centro Cultural Itinerante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove na próxima sexta-feira, 29 de agosto, a exibição gratuita do filme “As Cartas de William Michaud”. A sessão acontece às 19h30, na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, no Balneário Currais, em Matinhos.
A obra da cineasta paranaense Karla Nascimento retrata a trajetória do pintor suíço que viveu parte de sua vida na Ilha de Superagui e deixou um legado artístico marcado por cartas, desenhos e aquarelas que atravessaram gerações.
FILME
Lançado em 2023, o documentário ficcional foi selecionado para dois festivais internacionais: o Medellín International Film Festival, na Colômbia, e o Flickers’ Rhode Island International Film Festival, nos Estados Unidos.
Entre 1848 e 1902, William Michaud viveu no Brasil, grande parte desse tempo em Guaraqueçaba. Suas mais de 70 cartas enviadas à família na Europa relatam episódios da Proclamação da República, conflitos étnicos e a Revolução Federalista, com descrições do cotidiano no litoral.
“É importante dizer também que o que o diferencia de tantos outros imigrantes cujo destino foi parecido, é o fato de ele ter deixado, por meio de suas cartas e pinturas, um legado que nos permite, após mais de cem anos, aproximar-nos dele e de seu tempo”, afirmou a diretora Karla Nascimento.
OFICINA
No sábado, 30 de agosto, a programação continua com a oficina “Do roteiro à tela – O passo a passo para realizar seu documentário”, ministrada por Karla Nascimento. O encontro será das 10h às 13h, no Colégio Estadual Mustafá Salomão, em Matinhos.
A atividade é gratuita e oferece aos participantes uma experiência teórico-prática sobre todas as etapas da produção documental. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail centrocultural@ufpr.br.
CINECLUBE
O Cineclube Currais será realizado de agosto a novembro, sempre em uma sexta-feira por mês, com foco em produções paranaenses. Além da exibição, cada sessão contará com um membro da equipe de produção para debater com o público.
A iniciativa busca valorizar a cultura regional e criar um espaço de diálogo comunitário. O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura.
Com informações da Assessoria de Imprensa







