Por Luiza Rampelotti com informações da AEN
O Porto de Paranaguá completa 90 anos de operação com um novo marco em sua trajetória. Durante a cerimônia de comemoração do aniversário, realizada na última segunda-feira (17), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), anunciou um investimento de R$ 1 bilhão do governo estadual para a construção do Píer em T, uma obra estratégica que ampliará a capacidade de movimentação de cargas no terminal.
Além dos recursos estaduais, outros R$ 1,2 bilhão serão investidos pela iniciativa privada, provenientes dos arrendamentos dos terminais PARs 14, 15 e 25, que irão a leilão ainda neste ano. O aporte representa o maior investimento público no porto em 50 anos.
Crescimento e reconhecimento internacional
“Estamos comemorando os 90 anos do Porto de Paranaguá, que foi concebido ainda por Dom Pedro II e hoje continua sendo um grande orgulho do Paraná e do Brasil, graças ao trabalho de todos os seus colaboradores. É um porto que bate recordes constantemente, que foi eleito por cinco vezes consecutivas com a melhor gestão portuária do Brasil e que foi o único porto do mundo convidado por seis vezes consecutivas pela ONU para falar sobre sustentabilidade, sendo referência nesta área”, afirmou o governador.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, destacou a importância da obra para a competitividade do estado. “É o maior investimento dos últimos 50 anos no porto, com dinheiro da Secretaria de Infraestrutura e Logística, para a construção de dois berços, além de mais dois pela iniciativa privada. Isso vai aumentar muito a capacidade do Porto de Paranaguá, além do projeto do Moegão, que vamos inaugurar em dezembro. A produção do Paraná, tanto no agro quanto na indústria, cresce cada vez mais e precisamos ter capacidade logística para acompanhar essa expansão”, disse.
Expansão e modernização do terminal
O projeto do Píer em T será executado em duas fases. A primeira contempla a construção de uma ponte interligando o cais aos dois novos berços de atracação no sentido oeste. Na segunda etapa, será erguido o segundo píer, completando o formato de “T” com mais dois berços voltados para o leste.

Cada novo berço terá capacidade para movimentar até 8 mil toneladas/hora, mais que o dobro da média atual de 3 mil toneladas/hora. Com isso, a nova estrutura do Corredor de Exportação Leste (Corex) poderá movimentar até 32 mil toneladas/hora, permitindo a atracação de navios de maior porte e aumentando a eficiência das operações.
Os projetos básicos já foram finalizados, e as obras terão início assim que os arrendamentos dos terminais forem concluídos. “Nosso corredor de exportação é um dos corações, implantado na década de 1970 e com algum volume de investimento no final da década de 1990. E, desde então, carecia de novos investimentos. É um projeto inovador, um píer offshore, ou seja, que sai daqui do nosso costado e vai um pouco pra frente da baía, dando mais dinamismo e capacidade de movimentação”, explicou Luiz Fernando Garcia, presidente da Portos do Paraná.
Moegão está em execução
Paralelamente à construção do Píer em T, o Porto de Paranaguá avança na execução do Moegão, a maior obra portuária em andamento no Brasil. Com 30% dos trabalhos concluídos, a estrutura deve ser finalizada até o fim do ano, com um investimento superior a R$ 600 milhões.
O novo sistema ferroviário permitirá uma integração mais eficiente entre os operadores portuários e o cais, reduzindo o número de cruzamentos ferroviários dentro da cidade de 16 para cinco. Com a ampliação da capacidade ferroviária em 60%, o volume de vagões operando diariamente passará de 550 para 900, otimizando o escoamento da produção agrícola e industrial do Paraná.
Os grãos e demais cargas transportadas pelos trens serão levados diretamente aos terminais de exportação, agilizando o embarque nos navios e garantindo maior competitividade ao comércio exterior brasileiro.