Na noite de quarta-feira (24/01), em decorrência das fortes chuvas que impactaram o litoral paranaense, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco, reuniram-se na sede do 8º Grupamento de Bombeiros em Guaratuba.Participaram também representantes da Defesa Civil, com o objetivo de alinhar condutas e medidas preventivas para mitigar os danos e alagamentos decorrentes das chuvas.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou a importância da colaboração entre as esferas de governo para lidar com os impactos das chuvas na região, elogiando o desempenho dos órgãos de segurança e executivos.
Durante a reunião, o Bombeiro Militar apresentou dados sobre os atendimentos em regiões alagadas, ressaltando a ausência de vítimas nessas situações até o momento. A previsão é de continuação das chuvas até 29 de janeiro, e os Bombeiros estão preparados para possíveis salvamentos e deslizamentos.
O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, enfatizou o apoio da PMPR no fechamento de rodovias e em outras ações policiais para garantir a segurança e fluidez do trânsito, além de prevenir incidentes. A Polícia Civil do Paraná também participou, demonstrando a integração das forças de segurança.
O Comandante-Geral destacou a prioridade em garantir a segurança da população e coordenar esforços para minimizar os impactos das chuvas. Foi ressaltada a continuação das chuvas, levando a Defesa Civil a enviar um geólogo para analisar encostas e estabelecer contato com o SIMEPAR para prevenção de desastres climáticos.
A união entre as autoridades demonstra o comprometimento em enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas, agindo proativamente para garantir a segurança da população local. Após a reunião, as autoridades foram até o local onde os desabrigados estão alojados para verificar as condições e prestar o apoio necessário às famílias prejudicadas.Com informações e imagens da PMPR