Na noite deste domingo, 6, foi publicado nas redes sociais da Catedral Diocesana de Paranaguá sobre uma possível transferência do padre Emerson Zella, pároco no templo religioso, em Paranaguá.
Em uma carta aberta, assinada pelos leigos e leigas da Catedral de Paranaguá, a comunidade lamentou sobre a inesperada notícia. O documento foi dirigido ao Bispo Diocesano, Dom Edmar Peron, e à administração da Diocese, onde leigos e leigas da comunidade pedem que a decisão seja reconsiderada.

No documento, a comunidade destaca o trabalho do padre Emerson à frente da Catedral, mencionando que sua atuação “tem sido marcada por um zelo pastoral admirável, por uma presença constante e acolhedora, por homilias profundamente formativas e por uma dedicação visível ao serviço de Deus e de seu povo”. A carta continua: “O Padre Emerson tem revitalizado nossa vida comunitária, estreitado os laços entre os fiéis, promovido a unidade e incentivado uma vivência autêntica da fé”.
Os fiéis da Catedral, no entanto, expressam sua surpresa e desapontamento com a falta de diálogo prévio e de explicações transparentes sobre a decisão. “Receber a notícia de sua saída, sem um diálogo prévio com a comunidade ou explicações transparentes, nos abalou profundamente”, afirma a carta.

Embora reconheçam que as transferências fazem parte da dinâmica da Igreja, eles acreditam que têm o direito e o dever de manifestação. “Acreditamos que, como leigos comprometidos com a paróquia, temos o direito e o dever de expressar nossa dor, nosso espanto e, sobretudo, nosso desejo de que essa decisão seja reconsiderada”.
No final desta carta aberta, os membros da comunidade reforçam o pedido para que o Bispo Dom Edmar reconsidere sua decisão. “Rogamos ao Espírito Santo que ilumine as decisões da Diocese e que a vontade de Deus se manifeste, sempre em favor do bem maior do povo de Deus”.

Imediatamente, o assunto repercutiu nas redes sociais e mais fiéis católicos vem expressando suas opiniões a favor da permanência do padre Emerson Zella, como pároco da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá.
MENSAGEM DO PADRE EMERSON ZELLA
Sei do carinho que muitos tem por mim, e por todos os padres, e que transferências não são fáceis de ser vividas, nem para quem vai e nem para quem fica. Todavia, a fé, nos convida a confiar na providência de Deus, e seguirmos adiante com esperança.