A Diocese de Paranaguá iniciou no domingo, 13, as celebrações da Semana Santa, marcando o começo do período mais importante do calendário litúrgico cristão. Como já é tradição, o bispo diocesano, Dom Edmar Peron, presidiu o Domingo de Ramos, com bênção e procissão ao lado da Igreja de São Benedito, encerrando com a Santa Missa na Catedral Diocesana.
Neste ano de 2025, marcado como Ano Jubilar da Igreja, as celebrações contarão com programações especiais, integrando catequese, procissões e momentos de espiritualidade.
A Diocese de Paranaguá, composta por 25 paróquias distribuídas em 13 municípios, é organizada em três regiões pastorais: Serra, Praias e Paranaguá/Marumbi. A cada ano, o bispo escolhe uma dessas regiões para presidir as celebrações do Tríduo Pascal. “Em 2025, a escolhida foi a Região Paranaguá/Marumbi, com todas as cerimônias sediadas na Igreja Nossa Senhora da Paz, no Jardim Alvorada. A paróquia, que completou recentemente 50 anos, passou por obras de recuperação após o desabamento de sua cobertura em 2016 e está quase totalmente restaurada”, anunciou a diocese.
TRÍDUO PASCAL
O Tríduo Pascal, que reúne os momentos centrais da fé cristã, será celebrado em três datas consecutivas:
- Na Quinta-feira Santa (17 de abril), Dom Edmar Peron preside às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do lava-pés, simbolizando o serviço e o amor ao próximo.
- Na Sexta-feira da Paixão (18 de abril), feriado nacional, a celebração da Paixão do Senhor terá início às 15h, recordando a flagelação, crucificação e morte de Jesus.
- Já no Sábado Santo (19 de abril), a Vigília Pascal começa às 19h30, com a bênção do fogo novo, da água batismal e a Missa da Ressurreição, marcando a alegria da Páscoa.
As celebrações terminam no domingo, 20 de abril, com a Missa de Páscoa, também às 19h30, encerrando o ciclo pascal com júbilo. “É importante celebrar todos os dias da Quinta-feira ao Domingo de Páscoa”, explicou Dom Edmar.
“Só assim é possível viver plenamente a experiência da nossa Salvação Pascal. Convido todos a organizarem seu tempo para participar com fé desses momentos únicos”, completou o bispo.
O bispo também lembrou aos fiéis e turistas que estiverem no litoral paranaense para se atentarem aos horários nas igrejas. A Pastoral de Comunicação da Diocese divulgou as programações.
Confira as celebrações presididas pelo Dom Edmar Peron em Paranaguá:
Domingo de Ramos – 13 de abril
10h | Início ao lado da Igreja de São Benedito
Missa da Unidade – 15 de abril
17h | Início no Santuário São Francisco das Chagas (procissão até a Catedral)
Missa da Ceia do Senhor – 17 de abril
19h30 | Igreja Nossa Senhora da Paz
Paixão do Senhor – 18 de abril
15h | Igreja Nossa Senhora da Paz
Vigília Pascal – 19 de abril
19h30 | Igreja Nossa Senhora da Paz
Missa de Páscoa – 20 de abril
19h30 | Igreja Nossa Senhora da Paz
Com informações da Pastoral da Comunicação Diocese de Paranaguá