A Portos do Paraná realiza o 5º Módulo do Curso gratuito de Corte e Costura para moradoras das ilhas de Piaçaguera e dos Valadares até o mês de agosto. As alunas participam das aulas oferecidas no Sesc Paranaguá desde março deste ano para aprender técnicas avançadas de produção de agasalhos. Além disso, por três sextas-feiras a turma recebeu aulas sobre empreendedorismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
“Os cursos profissionalizantes fazem parte da nossa linha de atuação “Nossa Pesca”, como uma alternativa de renda, seja para os pescadores artesanais, quanto para as mulheres dos pescadores. As aulas de corte e costura acontecem desde fevereiro de 2022, para que os alunos possam ter uma fonte alternativa de renda, que não dependam apenas da pesca”, explicou a bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.
A pescadora da Ilha de Piaçaguera, Marizete Rosário da Costa, trabalha com cipó e vê na costura uma alternativa para aperfeiçoar o trabalho realizando um sonho de infância. “Eu toda vida tive o sonho de aprender a costurar. Porque lá pra gente é difícil tudo, né? Só tinha uma senhora que fazia, mas às vezes ela não tinha tempo pra fazer. Pra trazer em Paranaguá é caro… Daí eu tinha um sonho de costurar, porque quando o meu irmãozinho nasceu, ele não tinha nada, minha mãe não sabia que estava grávida e eu fiz tudo na mão”, contou Marizete.
A aluna e moradora da Ilha dos Valadares, Michele Vieira Rosa, aprendeu a costurar do zero com os cursos gratuitos. “Não sabia mexer na máquina, nem colocar o fio na agulha e outros aparatos que tem na máquina, né?”, enfatizou. O que era para ser um hobby, tornou-se profissão e agora vende pijamas infantis.
“Hoje eu posso fazer um pijaminha pra minha filha, não preciso comprar na loja. É menos um gasto. E o curso trabalhou na minha mente também. É uma terapia. Quando eu sento numa máquina, eu esqueço de todos os problemas, dificuldades, e é ali que eu e ela conversamos, é ali que a gente vai longe. E a gente vai até lá”, comentou Michele.
A orientadora do curso, Adriana Anunciação, acompanha as alunas desde 2022 e, inspirada nelas, participou de um projeto voltado ao empreendedorismo do Sesc chamado START. Logo depois a professora abriu a própria loja de roupas fitness. “Eu abri a empresa pra mostrar a elas que dá certo pra gente começar um negócio. Agora eu preciso de mão de obra e elas são as que mais têm capacidade pra fazer o que eu preciso pois o perfil é bem diferente. Além de serem das ilhas, são de outra cultura, outra vivência. E a coordenação motora delas é muito mais fina, porque elas já vêm do artesanato, né?”, explicou.
O curso está alinhado com os projetos desenvolvidos no programa de Educação Ambiental da empresa pública, como condicionante da licença ambiental de operação, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Com carga horária de 60h, as aulas seguem acontecendo todas as tardes de sexta-feira até o final de agosto.
HISTÓRICO
Além do curso de corte e costura, a Portos do Paraná já ofereceu outras disciplinas como Comunicação e Atendimento, Introdução à Maquiagem e oficina de Polpa e Despolpa de Açaí. Além das aulas, a Portos do Paraná conta com diversos projetos sociais e ambientais implementados nas comunidades do litoral paranaense.
Confira os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aplicados no Curso de Corte e Costura da Portos do Paraná:
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
8. Trabalho decente e crescimento econômico
10. Redução das desigualdades
17. Parcerias e meios de implementação
Com informações e imagens da Portos do Paraná