Os principais fabricantes de automóveis da Europa tradicionalmente utilizam o Salão do Automóvel de Paris para apresentar novos designs e tecnologias. No entanto, este ano, o foco será o preço.
Com os consumidores hesitando em adquirir veículos elétricos devido aos altos custos, Stellantis, Renault e Volkswagen planejam lançar novos modelos acessíveis no evento, que começa na segunda-feira, 14. A intenção é reverter a queda nas vendas, que começou no ano passado, quando os governos começaram a reduzir os incentivos à troca de motores a combustão.
O sucesso desses novos modelos é vital, já que concorrentes chineses, como a BYD, estão ganhando mercado na Europa com ofertas mais baratas. Se as montadoras europeias não aumentarem as vendas de EVs, poderão enfrentar multas de até €15 bilhões por não cumprirem as novas metas de redução de emissões.
Luca de Meo, CEO da Renault, comentou sobre o cenário desfavorável para os EVs, citando a falta de infraestrutura de carregamento e a instabilidade dos preços. A Renault pretende se destacar com modelos acessíveis, como o R4, que deve custar menos de €35.000, e o novo R5, uma versão elétrica de um carro econômico da década de 1970, que terá um preço de €25.000.
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Esse evento pode ser um ponto de virada para as montadoras europeias, que têm enfrentado desafios na produção de EVs baratos devido a altos custos de mão de obra e componentes, como baterias. Para manter a lucratividade, muitas empresas focaram em modelos premium, resultando em um aumento no preço médio dos EVs para mais de €45.000, tornando-os inacessíveis para muitos consumidores em meio à alta dos custos de vida.
As montadoras europeias também enfrentam forte concorrência de fabricantes chineses, que estão se expandindo na região. Apesar do aumento das tarifas sobre os EVs chineses, empresas como a BYD e a Xpeng estão participando do salão, apresentando modelos que competem diretamente com os carros europeus.
A Stellantis aposta na parceria com a chinesa Leapmotor para reduzir os custos de seus EVs. Entre os lançamentos está o Leapmotor B10, um SUV compacto que promete ser mais barato que os concorrentes. A Citroën, marca da Stellantis, também apresentará o New C3 Aircross, descrito como “o SUV compacto mais acessível” do mercado.
A Volkswagen, que não lançará novos modelos em Paris, exibirá o SUV elétrico Elroq e um conceito do ID GTI. O verdadeiro teste para a VW será o lançamento do ID.2all, um EV que deve custar €25.000 e que será lançado no final do próximo ano.
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Até a BMW está buscando se adaptar ao mercado, apresentando opções mais acessíveis, como modelos Mini fabricados na China. A empresa também mostrará um conceito elétrico para seu novo SUV de entrada, prometendo maior eficiência e autonomia.
Por fim, a Renault planeja lançar o Dacia Bigster, um SUV maior, além do R4 e R5, e um protótipo de um Twingo elétrico que deve custar menos de €20.000 em 2026. O diretor do salão de Paris, Serge Gachot, afirmou que a diferença de preço em relação aos EVs chineses está diminuindo.
Com informações do InvestNews