O fandango caiçara é uma das culturas mais sólidas existentes na cidade de Paranaguá e, pensando nisso, o projeto “Descentralizando o Fandango” vem para levar essa cultura e musicalidade para todos os cantos da cidade-mãe do Paraná. O projeto é realizado em parceria com o Grupo de Fandango Mestre Eugênio e o produtor, Felipe Orlandino.
Para Felipe, o projeto visa descentralizar o fandango caiçara da Ilha dos Valadares, onde está sua principal base. “A ideia é levar o fandango caiçara, as oficinas de dança e músicas para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), regiões periféricas, rurais e urbanas. O projeto é aberto para crianças a partir de oito anos até os mais idosos”, comentou.
As oficinas acontecerão no CRAS do Nilson Neves, Porto dos Padres, Alexandra e também na Escola Municipal Theodoro Valentim, na Ilha do Mel. O projeto será dividido em três aulas em cada local, sendo elas: introdução ao fandango, passos básicos e dança, e introdução aos instrumentos do fandango. As aulas iniciam a partir desta quinta-feira (26) e as inscrições podem ser realizadas em um dos CRAS que receberão a oficina e também através das redes sociais do Grupo de Fandango Mestre Eugênio.
Serão disponibilizadas 20 vagas por turma em cada local, e o projeto também contará com acessibilidade.

Confira a programação:
CRAS Nilson Neves: 26 de junho, 03 e 10 de julho às 14h30;
CRAS Porto dos Padres: 17, 24 e 31 de julho às 14h30;
CRAS Alexandra: 18, 25 de julho e 01 de Agosto às 14h30;
E.M.C Theodoro Valentim – Ilha do Mel: 23 e 30 de julho e 06 de agosto às 10h;
Oficina ”Descentralizando o fandango”
Data: A partir do dia 26/06/2025
Inscrições: CRAS ou redes sociais
Locais que receberão o projeto: CRAS do Nilson Neves, Porto dos Padres, Alexandra e também na Escola Municipal Teodoro Valentim na Ilha do Mel.