Na última sexta-feira, 11 de julho, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá apresentaram uma proposta que prevê a adoção e restauração de prédios históricos do município por empresas do setor portuário. O projeto foi detalhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, a Casa Elfrida Lobo.
A iniciativa tem como objetivo restaurar imóveis emblemáticos do Centro Histórico, promover a revitalização urbana das margens do rio Itiberê e fomentar o turismo cultural e o desenvolvimento sustentável da região. A proposta envolve diretamente o setor privado, que poderá assumir a conservação de edifícios de valor histórico e arquitetônico, contribuindo para a preservação do patrimônio local.
Entre os imóveis incluídos no projeto estão o Palacete Visconde de Nácar, a Casa da Família Guimarães, a Casa Cecy, a Casa Gebran, a Casa do Brasão, o Casarão da Marechal Deodoro (local de nascimento do Barão de Paranaguá), o prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), o Teatro Rachel Costa, o antigo prédio do IBAMA e o Casarão da Conselheiro Sinimbú.
Participaram do encontro representantes do Instituto Água e Terra (IAT), da Paraná Projetos, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), da empresa pública Portos do Paraná, e o arquiteto Ricardo Amaral.
Pelo município, estiveram presentes o prefeito Adriano Ramos, o chefe de gabinete André Ferruci e os secretários Ivan Lapoli Filho (Cultura), Vania Foes (Planejamento), Leo Lacerda (Desenvolvimento Econômico), Guto Carvalho (Urbanismo), Marcelo Dias (Administração Regional da Ilha dos Valadares) e Ozeias Rebello (Obras Públicas).
A proposta segue agora para a construção de um plano de ação que viabilize as parcerias e estabeleça critérios para a adoção dos imóveis. O objetivo é que as intervenções possam começar nos próximos meses, com impacto direto na preservação da história, na valorização urbana e na identidade cultural de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








