O festival Encantadas Jazz 2025 entra em seu quarto fim de semana com uma maratona musical que agita a praia de Encantadas, na Ilha do Mel, de sexta-feira, 22, até domingo, 24. Mais de 20 atrações compõem a programação, que reúne bandas, instrumentistas e DJs em palcos públicos e espaços privados.
Ao todo, cerca de 200 músicos participam do evento ao longo de agosto. Além da música, os festivais de jazz da região também se uniram em uma ação inédita de limpeza, que retirou 350 quilos de resíduos sólidos de praias isoladas.
Foto: Divulgação
PROGRAMAÇÃO
A abertura do fim de semana musical começa na sexta, 22, com apresentações no Circuito Jazz, espalhadas por bares e pousadas. Entre os destaques estão Plata o Plomo, Paulinho Branco, Tocadores de Blues, DJ Wag e Rock Broders.
No sábado, 23, o Palco Público recebe, a partir das 11h30, Paula Silveira e Jhonatan Lopes, Mandorová, Sotak Comfusion Family e Bruna Pena. Já no Circuito Jazz, as atrações incluem Décio Caetano, Jhonatan Lopes, Montenegro Club, além de DJ Wag, Rock Broders e Milk’n Blues.
Foto: Divulgação
No domingo, 24, a programação começa com uma aula de yoga às 10h, na Praia da Gruta. A partir das 11h30, o Palco Público recebe Nego Blue e Paulinho Branco, André Ribas Trio, Weather Report Tribute com Cuca Teixeira e Itapoá Jazz com Mari Leonel. No Circuito, se apresentam Ny e Alan Duo, no almoço, e Décio Caetano, à noite.
“O equilíbrio entre o palco público e os espaços privados mostra a força e diversidade da produção musical paranaense”, destacou o curador Ian Giller Branco.
Foto: Divulgação
AÇÃO AMBIENTAL
Na segunda-feira, 18, os festivais Encantadas Jazz, Jazz À Gosto e Ilha do Mel Jazz promoveram um mutirão de limpeza em parceria com a ONG EcoLocal Brasil. A ação recolheu 350 kg de resíduos sólidos nas praias dos Cedros e do Limoeiro, com apoio de voluntários de Encantadas e Nova Brasília.
“Esta ação inédita de contrapartida socioambiental contribui para firmar a sustentabilidade dos festivais em uma estação ecológica sensível como a Ilha do Mel”, afirmou Guilherme Furtado, presidente do Instituto Ilha do Mel Turismo e Eventos.
Foto: Divulgação
Além do mutirão, o festival mantém coleta seletiva durante toda a programação de agosto, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.