Encantadas Jazz 2025 encerra neste fim de semana com shows de destaque na Ilha do Mel
O encerramento terá como atração principal o flautista e saxofonista Carlos Malta, conhecido como “escultor de vento”, ao lado do pianista cubano Jose Portillo
O festival Encantadas Jazz 2025 chega ao último fim de semana com expectativa de atrair milhares de visitantes à Ilha do Mel. Com ocupação hoteleira acima dos 90%, bares, restaurantes e comércio local comemoram o impacto positivo do evento, que movimentou a região em todos os finais de semana de agosto.
O encerramento terá como atração principal o flautista e saxofonista Carlos Malta, conhecido como “escultor de vento”, ao lado do pianista cubano Jose Portillo, no domingo, no Palco Público da praça do Trapiche.
Foto: Divulgação
IMPACTO
Segundo o presidente do Instituto Ilha do Mel Turismo e Eventos, Guilherme Furtado, o festival consolidou-se como um dos maiores eventos culturais da Ilha.
“Estamos consagrando o Encantadas Jazz não só como evento, mas como uma marca que agrega valor ao ecoturismo na Ilha do Mel. O alto nível da programação musical tem sido fator preponderante para essa performance”, destacou.
Além da programação, o clima favoreceu o sucesso.
“Tivemos a sorte de contar com quatro finais de semana de tempo limpo em pleno inverno”, completou Furtado.
Foto: Divulgação
APOIO
A edição de 2025 conta com apoio de patrocinadores públicos e privados. A Caixa Econômica Federal e a cervejaria curitibana Swamp Brewering estão entre os principais apoiadores, junto à HS Consórcios. Já o governo estadual participa por meio da Viaje Paraná.
“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, e é exatamente isso que vemos acontecer aqui: a música e a cultura fortalecem laços comunitários e inspiram mudanças positivas”, afirmou a superintendente executiva da Caixa em Paranaguá, Mariara Veiga.
REPERCUSSÃO
O festival também obteve destaque nas redes sociais e na imprensa. A página oficial no Instagram superou 1 milhão de visualizações entre julho e agosto. Antes da abertura, uma coletiva no Hard Rock Café, em Curitiba, garantiu ampla repercussão em veículos de comunicação tradicionais e digitais.
Foto: Divulgação
HISTÓRIA
Criado em 2014 por músicos e comerciantes locais, o Encantadas Jazz nasceu como alternativa para atrair visitantes em agosto, tradicionalmente o mês de menor fluxo turístico. Em 2025, chega à terceira edição oficial, dividindo a cena cultural da Ilha com outros festivais, como o Jazz À Gosto e o Ilha do Mel Jazz Music, realizados em Nova Brasília.
Foto: Divulgação
PROGRAMAÇÃO FINAL
Palco Público – Praça do Trapiche Sábado, 30 de agosto, a partir das 11h30
Ana Lima & João Soares
Barranco Trio
Jazz Gang convida Khangüiry
Mumbai Express
Selecta Manzana e DJ Luciano Vieira
Domingo, 31 de agosto, a partir das 11h30
John Mueller
Mabi
Carlos Malta convida Jose Portillo (Cuba)
Carine Luup
Selecta Manzana e DJ Luciano Vieira
Circuito Jazz – bares e espaços culturais Sexta, 29 de agosto
Pedro Afara convida Wes Ventura (Sham’s Bar) – 19h