Os sistemas de esgotamento sanitário de Guaratuba e Morretes estão recebendo um reforço operacional para atender o aumento da demanda durante a temporada de verão 2025/2026. As ações incluem ampliação da equipe, aquisição de novos equipamentos, reforço na capacidade elétrica, limpeza preventiva da rede e implantação de novos sistemas de segurança operacional.
Entre as principais medidas está a chegada de novos equipamentos, como bombas, geradores, transformadores — para operação e reserva — e um caminhão hidrojato extra, utilizado na limpeza, desobstrução e manutenção das redes de esgoto.
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaratuba, o efetivo foi ampliado com operadores noturnos e outros profissionais que irão atuar de forma móvel, conforme a demanda. Também foi formada equipes exclusivas para operar o caminhão hidrojato durante o dia e a noite.
Todo o reforço permanecerá no litoral até o fim da temporada, em 20 de março de 2026.
“Estamos preparados para garantir a prestação de serviços de esgotamento sanitário durante a alta temporada, contribuindo para a tranquilidade de moradores e turistas durante o verão”, afirma Guilherme Freccia Silvestrin, Gerente Executivo de Operações da Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão do esgoto de Guaratuba, Morretes e outros 50 municípios do estado, em Parceria Público-Privada com a Sanepar.
Até o momento, já foram adquiridas e instaladas bombas capazes de levar o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de geradores e um transformador reserva, garantindo o funcionamento das estações mesmo em situações de pico ou falta de energia.
Também foram realizadas melhorias na infraestrutura elétrica, com aumento de carga combinada junto à Copel. A estação de tratamento de Guaratuba também ganhará novos equipamentos que melhoram o processo de tratamento do lodo, suprindo o aumento de demanda.
Ações complementares
Entre as próximas ações previstas estão a limpeza e manutenção das redes de esgoto de Guaratuba e Morretes, além da instalação de um novo sistema de gradeamento, que aumenta a segurança e a eficiência do funcionamento do sistema nos dois municípios.
Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba conta com uma estação de tratamento, 17 estações elevatórias, 329 quilômetros de rede e mais de 21 mil ligações ativas. Já em Morretes, o sistema é composto por uma estação de tratamento, seis estações elevatórias, 58 quilômetros de rede e mais de 3 mil ligações ativas.
Sobre Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.
Fonte: Da assessoria









