O Instituto Água e Terra, o IAT, conduz um estudo dentro do Projeto Básico Ambiental que monitora a adaptação da fauna à revitalização da Orla de Matinhos, aqui no Litoral do Paraná. Este projeto, realizado em parceria com o Consórcio DTA/Acquaplan, responsável pelas obras na região, coleta dados por mar, ar e terra para identificar e proteger a fauna marinha. Até o momento, foram avistados 4.287 animais de 36 espécies, incluindo grupos de boto-cinza e toninhas, que correm risco de extinção.
Os resultados preliminares indicam que a revitalização da orla de Matinhos não interferiu na convivência e existência dos botos na região, sendo um marco significativo na história do Litoral do Paraná. O monitoramento também é importante para a preservação de espécies ameaçadas.
De acordo com Lucas Silva Azevedo, biólogo especializado em fauna no IAT, a posse dessas informações permite que o órgão ambiental reconheça espécies em risco, aquelas que são vulneráveis e também as espécies endêmicas, que são particularmente importantes para a conservação.
A revitalização da orla, que atingiu 87,1% de conclusão em setembro, é um marco na história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 314,9 milhões do Governo do Estado.
Foto: IAT