A EuroChem, multinacional russa e uma das líderes globais em nutrição de plantas, retoma as atividades industriais em Paranaguá. A unidade da empresa está localizada nas instalações da antiga fábrica da Fertilizantes Heringer, desativada em 2019, quando cerca de 400 trabalhadores foram desligados. Agora, a reativação da planta faz parte da estratégia de expansão da EuroChem na região Sul, considerada estratégica para os negócios da companhia no Brasil.
Notícia relacionada: Após mais de cinco anos, Fertilizantes Heringer voltará a operar no porto de Paranaguá
De acordo com a empresa, nesta primeira fase de retomada, a unidade de Paranaguá terá capacidade produtiva de 600 mil toneladas de fertilizantes por ano. Somando-se às outras 12 unidades em operação no país, a EuroChem passa a contar com uma capacidade instalada de 10 milhões de toneladas por ano — em um mercado nacional estimado em 45,61 milhões de toneladas, conforme dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
A retomada das operações também gera impacto direto na economia local, com a criação de aproximadamente 100 vagas de emprego. A maioria das contratações foi destinada a moradores do bairro de Alexandra, área rural do município onde a unidade está situada. “A região Sul é notadamente um dos grandes mercados agrícolas e de fertilizantes do Brasil e, agora, a EuroChem está ampliando a sua atuação para atender os agricultores e nossos parceiros de negócio, por meio das nossas unidades de Rio Grande e Paranaguá”, afirmou Maicon Cossa, vice-presidente Comercial, Operações e CEO Adjunto da companhia.
Licenciamento e modernização da planta
Para viabilizar o retorno das operações, a EuroChem está passando por um processo de modernização das instalações e adequações ambientais. A empresa informou que está cumprindo as condicionantes estabelecidas na Licença Prévia e, em seguida, irá solicitar a Licença de Instalação junto aos órgãos ambientais. A Licença de Operação Parcial permitirá a retomada das atividades de mistura e armazenamento de fertilizantes que eram realizadas até o fechamento da planta, em 2019.
“A EuroChem está modernizando suas instalações na unidade de Paranaguá para atender às mais exigentes normas ambientais e operacionais. Com o cumprimento das condicionantes da Licença Prévia, estaremos prontos para solicitar a Licença de Instalação, reafirmando nosso compromisso com a retomada das atividades na região”, informou a empresa, em nota.
Portfólio premium de fertilizantes
Além dos fertilizantes tradicionais, com nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, a unidade de Paranaguá passará a produzir e disponibilizar fertilizantes do portfólio premium da EuroChem. Entre os produtos destacados estão Croplex, Fertiva e Avigo — linhas desenvolvidas com foco em alta performance, eficiência e resultados superiores no campo. Segundo a companhia, esses fertilizantes contam com fórmulas avançadas e tecnologia de ponta, fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento.
“O Brasil segue crescendo como potência agrícola global graças ao empreendedorismo dos agricultores e à incorporação contínua de tecnologia. A EuroChem desempenha um papel importante nesse contexto ao oferecer soluções inovadoras que atendem às necessidades específicas das diferentes culturas e regiões do país”, finalizou Cossa.