Por incrível que pareça, mais de vinte países ainda não possuem leis específicas para combater a direção embriagada, de acordo com a lista da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizada pela última vez em 2018.
A Superinteressante verificou alguns desses casos, utilizando a legislação de cada país e sites de agências locais de aluguel de carros, e encontrou dados incorretos e desatualizados. Por exemplo, o arquipélago de Antígua e Barbuda, listado pela OMS, na verdade, possui limites legais para a direção sob efeito de álcool.
Os países ou territórios sem tais leis, em geral, são muito pequenos ou muito pobres. Em alguns casos, a quantidade de veículos é tão pequena que a questão não se torna prioridade legislativa. Em outros, as condições socioeconômicas tornam a regulamentação de trânsito e políticas sobre o uso de drogas secundárias.
Entre os exemplos estão o Haiti, Níger e Togo na África, e o arquipélago das Ilhas Marshall, que tem uma população de 42 mil habitantes – similar à da cidadezinha litorânea de São Francisco de Itabapoana, no norte do Rio de Janeiro.
A falta de legislação específica nesses locais ressalta desafios globais na implementação de políticas de segurança viária, especialmente em contextos de limitações econômicas e estruturais.
Com informações de Super Interessante