A Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico de Paranaguá, recebe a partir das 19h desta terça-feira, 11 de novembro, a abertura da exposição “Soterramento”, do artista Thales Bispo, natural de Matinhos. A mostra apresenta 35 obras distribuídas em quatro salas e propõe um mergulho nas paisagens, identidades e memórias do território caiçara do Litoral.
CRIAÇÃO
A exposição, com curadoria do artista e professor Luiz Lavalle, é resultado de uma pesquisa desenvolvida por Thales sobre o imaginário das comunidades litorâneas, os sambaquis, os pescadores e a relação entre natureza e cultura.
“Thales chegou ao ateliê com uma proposta figurativa, interessado em retratos e cenas de basquete. Aos poucos, transformou esse olhar e passou a representar as paisagens e populações do litoral”, explica Lavalle, que acompanhou o artista durante três anos no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.
SÉRIES
A mostra reúne três séries principais. Na primeira, que dá nome à exposição, “Soterramento”, o artista utiliza verniz e areia coletada nas praias de Matinhos para cobrir as pinturas. “Eu coleto madeiras e trato para, sobre elas, pintar as paisagens do litoral e depois soterrá-las na praia”, conta Thales.
Na série “Almas”, o artista emprega a técnica da frottage, em que tecidos de algodão ou linho são friccionados sobre superfícies texturizadas, como os sambaquis — antigos monumentos construídos por povos tradicionais com ossos, conchas e fragmentos de utensílios.
“Eu sempre quis que minha produção tivesse relação com o território. Aproximei os sambaquis da minha pesquisa porque eles contam parte da nossa história”, explica o artista.
Lavalle destaca que o tema do soterramento também atravessa essa série.
“Os sambaquis são terrenos soterrados que guardam por milhares de anos a história dos povos que estiveram aqui antes de nós”, afirma.
Já em “Matéria Suspensa”, Thales incorpora tralhas de pesca — como chumbos, anzóis, boias e linhas — às pinturas, criando composições que misturam pintura e objeto, e exploram a continuidade entre a arte e o espaço ao redor.
SERVIÇO
Exposição Soterramento – Thales Bispo
Abertura: 11 de novembro, às 19h
Local: Casa Monsenhor Celso – Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário, Centro Histórico de Paranaguá
Visitação: de 11 de novembro a 12 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada gratuita
Redes sociais:
Artista – @thales__bispo
Curador – @lavalle____
Contato de imprensa: BAComunica – comunica@bacomunica.com / (41) 99132-7331
Com informações da assessoria de imprensa









