A pesca da Tainha no litoral do Paraná, é uma tradição caiçara que ocorre durante o inverno. Os pescadores locais realizam o “lanço” e o “arrasto” dessa espécie para garantir sua sobrevivência e sustento das famílias.
Recentemente, um “lanço” rendeu mais de mil unidades de Tainha, trazendo alegria ao acampamento organizado pela Associação dos Pescadores de Pontal do Sul, em parceria com a Prefeitura.
A pesca da Tainha depende de condições climáticas favoráveis como vento sul, água do mar fria e temperatura baixa. Os pescadores utilizam técnicas artesanais, como o “lanço”, onde colocam redes circulares na água rasa e contam com a ajuda de amigos para puxar a rede.
Além disso, a Tainha é um peixe tradicionalmente preparado de diversas formas, como a “Cambira”, onde é salgada, seca ao sol e cozida com ingredientes locais.
Para fortalecer as tradições caiçaras, será realizado o 3.º Festival Gastronômico Caiçara em Pontal do Paraná de 1º a 30 de julho. O Evento também está previsto na cidade de Paranaguá com a 11.ª Festa Nacional da Tainha de 29 de junho a 9 de julho.