Por Luiza Rampelotti
A tradição e a cultura popular ganham destaque neste sábado (22) em Paranaguá com a Folia do Boi de Mamão 2025, evento promovido pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A manifestação folclórica, que mistura teatro, música, dança e comédia, resgata o auto de ressurreição do Boi de Mamão, uma das expressões culturais mais emblemáticas do litoral paranaense e catarinense.
A programação começa às 12h, com concentração na Praça do Guincho, em frente ao Teatro Rachel Costa, e a saída do cortejo está prevista para as 15h. Além do desfile do Boi de Mamão, o evento contará com a participação do Bloco Carnavalesco Flor do Macambira e da Balainha, grupo de dança formado por integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). A festa, aberta a toda a comunidade, é especialmente voltada para as crianças, que são incentivadas a comparecer fantasiadas.
Tradição e cultura popular em movimento
A coordenadora do evento, Mariana Zanette, destaca a importância da manifestação na preservação da cultura regional. “No Sul, a folia é do Boi de Mamão, mas no Norte do país é do Boi Bumbá e, no Nordeste, do Bumba Meu Boi. Em todos, a essência da folia passa pela morte e ressurreição, que representa a preservação da cultura popular e o espírito comunitário das pequenas regiões”, explica.
No espetáculo do Boi de Mamão, personagens icônicos como o boi e seu dono, o cavalinho, o médico e a temida Bernúncia (uma figura mítica que diverte e assusta as crianças) interagem com o público em meio a coreografias e cantorias. A apresentação reforça o caráter lúdico da tradição, encantando todas as idades.
Circuito da Folia do Boi de Mamão
Após a passagem por Paranaguá, a Folia do Boi de Mamão segue para outras cidades do litoral paranaense. O evento passará por Guaratuba (25), Morretes (26), Pontal do Paraná (27), Matinhos (28), Ilha das Peças (3 de março) e encerrará sua programação no dia 4 de março, na Ilha dos Valadares, dentro da programação do Carnailha.
Para a Mandicuera, a realização do evento em diferentes localidades reforça a importância do Boi de Mamão como um símbolo da identidade cultural litorânea. “O Boi de Mamão é uma celebração cheia de cor e vida, e queremos que ele continue vivo na memória e no coração das novas gerações”, conclui Mariana Zanette.