No próximo sábado, 20, às 8h, Guaratuba realiza o 4º Mutirão de Limpeza de Rios e Praias, dentro do movimento mundial “Clean Day – Por um Mar Sem Lixo”, que reúne voluntários em mais de 130 países.
A ação é organizada pelo Instituto GUAJU em parceria com a Prefeitura de Guaratuba, secretarias municipais e diversas instituições ambientais, culturais e educacionais.
OBJETIVO
O mutirão integra o ODS 14 da ONU, que trata da preservação da vida marinha, e busca alertar sobre os impactos da poluição. Segundo o coordenador Fabiano Cecilio da Silva, o momento exige ação imediata.
“Estamos diante da pandemia do plástico. Se nada for feito, em 2050 haverá mais lixo que peixes no mar, segundo a ONU. É hora de agir”, afirmou.
Foto: Prefeitura de Guaratuba
PARCERIAS
A iniciativa conta com apoio de entidades como SESC-PR, Instituto Inpar, Instituto Água e Terra (IAT), Associação Comercial e Industrial de Guaratuba (ACIG), Projeto Meros do Brasil, Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR e Grande Reserva Mata Atlântica.
Foto: Divulgação
PARTICIPAÇÃO
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online: bit.ly/mutiraoguaju. Os voluntários receberão luvas, lanche e transporte para os pontos mais distantes de coleta.
Para reforçar a sustentabilidade, a orientação é utilizar camisetas de edições anteriores e levar garrafa de água reutilizável.
Foto: Divulgação
META
A proposta é monitorar e limpar os 22 quilômetros de praia de Guaratuba, preparando a cidade para a temporada de verão e reforçando a mensagem de que praia, mar e lixo não combinam.