Há 67 anos, a Portos do Paraná mantém uma parceria com o Paraguai, oferecendo um espaço exclusivo no Armazém 8 para a movimentação de mercadorias destinadas ao país vizinho, sem a tributação de cargas. Esse espaço é administrado pela Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), órgão do governo paraguaio. A cessão foi formalizada em 1957 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
O entreposto de depósito franco permite a armazenagem de mercadorias estrangeiras em recinto alfandegado para facilitar o comércio com países limítrofes. A lei federal também garante um convênio com um estabelecimento em Concepción, para mercadorias exportadas ou importadas do Brasil.
Este convênio antecedeu outras importantes parcerias, como a Ponte da Amizade (1965) e a Itaipu (1984), todas com o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Paraguai e reduzir a influência argentina sobre o Paraguai.
A curta distância de 730 km entre os dois países e o tempo médio de 12 horas de viagem facilitam a importação e exportação de produtos. A excelente estrutura do porto e o eficiente apoio logístico tornam o desembaraço das cargas muito mais rápido e organizado.
Atualmente, o espaço é utilizado principalmente para movimentação de cargas rolantes, como caminhões, tratores, carros e acessórios agrícolas, incluindo muitas colheitadeiras usadas. Além do armazém, o Paraguai também utiliza contêineres para suas movimentações.
HISTÓRIA
O primeiro espaço exclusivo para as cargas paraguaias foi localizado na Vila da Madeira, em Paranaguá. Com o tempo, o local foi transferido para diferentes ambientes, conforme a demanda, e atualmente está no Armazém 8, no cais do Porto de Paranaguá.
Historicamente, o porto era a principal rota de acesso para o comércio exterior paraguaio, mas perdeu destaque em 2003, quando o Estado bloqueou a passagem de produtos transgênicos. Isso levou ao desenvolvimento de um sistema de hidrovias nos rios Paraguai e Paraná, desviando parte do comércio para portos da Argentina e do Uruguai.
Com iniciativas recentes, como o novo programa de concessões rodoviárias, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai e investimentos no Porto de Paranaguá, o estado busca restabelecer o porto como a principal porta de entrada e saída do Paraguai para o mar.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Notícias