O Festival de Inverno, parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), movimentou seis municípios do litoral paranaense com 17 eventos esportivos e o Festival da Família. Nos dias 20 e 21 de julho, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina receberam campeonatos promovidos pelo Governo do Estado em parceria com federações.
Em Pontal do Paraná, o Festival ofereceu oficinas, brincadeiras, aulas de dança, apresentações culturais, parede de escalada, tirolesa, balão, shows de Dulcy Lopes e banda, a peça “A formiga e a cigarra”, e exibições de wheeling e BMX. No mesmo balneário, ocorreu o Encontro Brasileiro de Paramotor, onde cerca de dez praticantes aproveitaram o bom tempo para voar e apreciar a paisagem.
Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), destacou que, em um período de baixa frequência turística, os JANs levarão mais de 5 mil atletas à região, disputando modalidades em terra, ar e água. O objetivo é usar o esporte para promover turismo, emprego, renda e desenvolvimento econômico.
Iniciada em 7 de julho, esta etapa dos JANs continua no litoral até 9 de agosto. No próximo fim de semana, o destaque será o Campeonato Paranaense de Surf na Praia Brava de Guaratuba, com 11 eventos esportivos em cinco municípios nos dias 27 e 28 de julho.
Confira os destaques do último fim de semana:
HANDEBOL DE PRAIA
A 2ª etapa do Circuito Paranaense de Handebol de Praia, realizada no balneário de Caiobá, contou com a participação de 12 delegações e mais de 240 atletas nas categorias masculino livre e feminino livre.
No feminino livre, o título foi conquistado pela AHPA Paranaguá, que venceu o Handbeach Ubiratã por 2 a 1 na final. Maringá ficou com o terceiro lugar. Na categoria masculino livre, o campeão também foi Paranaguá, que derrotou Maringá por 2 a 0 na decisão. Paranavaí completou o pódio na terceira posição.
A 1ª etapa do circuito aconteceu em São José dos Pinhais, e a próxima será no Vale do Iguaçu. Após as três etapas do ano, as oito melhores equipes avançam para a etapa final, que será realizada durante o Verão Maior Paraná.
ÁGUAS ABERTAS
No sábado, a praia mansa de Caiobá sediou a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas. O evento contou com 210 inscritos, um número significativamente maior do que os 80 participantes da mesma etapa no ano passado. Foram realizadas quatro categorias: 5 km, 400 metros, 750 metros e 1500 metros. A prova dos 1500 metros teve a maior participação, com 109 atletas.
Confira os vencedores absolutos e os respectivos tempos de cada categoria:
5 km Masculino – Lucas Davesac Machado (00:55:03.8)
5 km Feminino – Gabriela Marcelino Souza (01:15:41.7)
1500 metros Masculino – João Victor Mendes (00:16:51.9)
1500 metros Feminino – Isis de Pinto (00:22:24.2)
750 metros Masculino – Pietro Lobo Mussoi (00:12:10.8)
750 metros Feminino – Anna Giulia Zaniolo (00:12:21.5)
400 metros Masculino – Emanuel Duraes Fernandes (00:09:30.5)
400 metros Feminino – Clara Morer (00:09:05.3)
TRIATHLON
Na manhã de domingo, a Praia Central de Guaratuba sediou a 2ª Etapa do Ranking Paranaense de Triathlon, com 97 participantes em três categorias: iniciantes, sprints e super sprints. A competição também incluiu uma seletiva para representar o Estado na etapa nacional.
Pelo segundo ano consecutivo, Angelina Carvalho venceu na categoria feminina e Artur Morer na masculina. Ambos representarão o Paraná em João Pessoa em 2024, após terem competido nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em Ribeirão Preto no ano passado. Naquela ocasião, Morer conquistou o ouro e a dupla Carvalho e Morer levou a prata na categoria mista.
Confira os vencedores do Sprint e do Supersprint:
Sprint Masculino: Kaue Willy Cardoso (00:55:07)
Sprint Feminino: Amanda Moro (01:06:11)
Super Sprint Masculino: Henrique Vieira Karuta (00:35:00)
Super Sprint Feminino: Letícia Martinhaki (00:47:02)
KART
Após a prova de triathlon, a Copa Guaratuba de Kart atraiu um grande público em frente à praia central. A competição contou com a participação de 50 pilotos e durou mais de 10 horas, incluindo as categorias graduados, super graduados B e super graduados A. O evento foi encerrado com uma prova de endurance, que teve mais de 2 horas de duração na mesma bateria.
Confira os vencedores e os tempos totais de prova de cada um:
Super Graduados (A): Alcione Vieira (15:35.963)
Super Graduados (B): Bruno Felipe (15:42.095)
Graduados (C): Tido Olmedo (16:22.877)
Endurance: Felipe, Eduardo e Tiago (2:00:14.942)
CANOAGEM
Em Paranaguá, destacaram-se a 2ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica e o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona. A Copa Brasil contou com provas de 16 quilômetros no Rio Itiberê e reuniu 70 participantes, incluindo nomes como Mario Queiroz, campeão mundial de Paracanoagem Oceânica, e Carmem Lúcia da Silva, campeã mundial de Canoagem Oceânica. Os resultados estarão disponíveis em breve no site da confederação.
O Campeonato Paranaense teve mais de 70 competidores em 10 provas nas categorias K1 e K2, nos naipes masculino e feminino, com e sem portagens.
SETEMBRO
A próxima etapa é a última dos JANs 2024 e será realizada no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro. Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Notícias