Na manhã desta sexta-feira (28), um homem morreu após um confronto com a polícia no bairro Sertãozinho, em Matinhos. O caso aconteceu na Rua Bituruna, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Segundo as primeiras informações apuradas no local, as equipes policiais cumpriam uma ordem judicial quando o indivíduo alvo da operação teria reagido. Diante da situação, os agentes revidaram e efetuaram disparos, resultando na morte do suspeito.
A área foi isolada para a realização da perícia pela Polícia Científica. Equipes da Polícia Civil, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Paraná também estão no local.
O grande número de viaturas – pelo menos 10, segundo relatos – e a movimentação policial chamaram a atenção da população. Como a ocorrência aconteceu próximo à UBS, pacientes que tinham consultas marcadas demonstraram preocupação ao se depararem com a cena. Apesar do clima de apreensão, a polícia afirmou que a situação está sob controle e que os trabalhos periciais estão em andamento.
Até o momento, a identidade do homem morto não foi divulgada. Já a operação em questão está sendo deflagrada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), que estão nas ruas na manhã desta sexta-feira para cumprir 39 mandados judiciais contra uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A operação ocorre nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Quatro Barras e Piraquara.
Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva. A operação tem como objetivo desmantelar a rede de distribuição de entorpecentes em Matinhos e demais localidades, especialmente no período do Carnaval, quando há um aumento na movimentação de drogas no litoral.