Por Luiza Rampelotti
A Associação dos Barqueiros Autônomos do Litoral Norte do Estado do Paraná (Abaline) anunciou a ampliação dos horários de travessia para a Ilha do Mel durante o fim de ano e o verão. A medida visa atender ao aumento do fluxo de turistas que saem da Rua da Praia, em Paranaguá, e do Terminal de Embarque, no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, previsto para o período de 23 de dezembro a 19 de janeiro. Em entrevista à Rádio Ilha do Mel FM, Rodrigo Campos, administrador operacional da associação, detalhou as novidades e expectativas para a temporada.
Campos explicou que a decisão de ampliar os horários foi motivada pelo crescimento da demanda nesta época do ano. “Os horários no período de alta temporada foram estendidos para que possamos atender uma quantidade maior de pessoas e para oferecer uma qualidade melhor ao fluxo dos turistas, visto que disponibilizamos barcos saindo a cada 30 minutos”, afirmou. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas utilizem o serviço de travessia entre dezembro de 2024 e março de 2025.
Entre as principais novidades para este ano está a venda online de passagens. “Agora, o horário de embarque é flexível. A pessoa pode comprar seu bilhete para um determinado horário, mas se não conseguir chegar a tempo, ela pode embarcar no próximo horário. A passagem de retorno também é válida por até 30 dias, com embarque livre”, explicou Campos. As passagens custam R$ 49 – ida e volta – pelo Terminal de Embarque, em Pontal do Sul, e R$ 80 – ida e volta – por Paranaguá. Confira os preços clicando aqui.
De acordo com ele, a Abaline tem observado um crescimento constante na demanda desde o fim da pandemia, tanto no terminal de Pontal do Sul quanto no de Paranaguá. “Esse período de fim de ano e verão sempre registra um aumento significativo no fluxo de passageiros. Porém, estamos preparados para atender essa demanda”, ressaltou.
Os relatórios da associação indicam que os horários da manhã são os mais movimentados. “O pessoal gosta de ir cedo para aproveitar bem o dia na ilha”, comentou Campos. Para lidar com o aumento de passageiros, a Abaline investiu na reforma das embarcações, que receberam pintura nova e bancos almofadados. Além disso, houve reforço na equipe de atendimento e na fiscalização para combater o transporte clandestino. “Contratamos mais pessoas para dar informações, ajudar na venda de passagens e aumentar a segurança”, completou.
A ampliação dos horários de travessia também beneficia os moradores locais, proporcionando mais opções de transporte. “As pessoas ficam mais satisfeitas com o serviço quando têm mais opções de horários e pontos de venda de bilhetes”, concluiu Rodrigo Campos.