Por Luiza Rampelotti
A construção da Unidade de Apoio para Atendimento na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, segue avançando e promete transformar a oferta de serviços de saúde para os moradores da região. A obra, contratada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está a cargo da Construtora Parati LTDA, vencedora da licitação para a execução do projeto, que inclui o fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a edificação do novo espaço.
O contrato teve início em novembro de 2023, com previsão inicial de término em novembro de 2024. No entanto, em outubro do ano passado, o prazo foi aditivado, estendendo a conclusão para agosto de 2025. O valor total do contrato é de R$ 2,5 milhões, incluindo R$ 300 mil provenientes de emenda parlamentar. O novo espaço, com uma área total construída de 702,04 m², será um suporte essencial para o trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) na ilha.
Atendimento ampliado e novo ponto de apoio do SAMU
O projeto prevê a criação de espaços para reabilitação, como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, além de assistência nutricional e farmacêutica. Outro destaque da nova unidade é a construção de uma área específica para a higienização e estacionamento de ambulâncias.
Em entrevista exclusiva à Ilha do Mel FM, o prefeito Adriano Ramos (Republicanos) enfatizou a importância desse investimento para a comunidade insulana. “Partindo do princípio de que vamos tratar a Ilha dos Valadares como uma cidade, essa ampliação do Posto de Saúde Rodrigo Gomes será avaliada de perto por nós, junto à secretária de Saúde, à vice-prefeita Fabiana Parro e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral, o CISLIPA, para entendermos todas as possibilidades de atendimento para os moradores. Mas uma coisa eu tenho certeza: vamos trazer para a ilha algo que ela nunca teve, que é a atenção básica de saúde, a atenção secundária e o atendimento do SAMU. Queremos tratar os moradores da ilha como uma grande cidade, como eles merecem”, afirmou.
A secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, também reforçou a relevância da obra. Durante uma visita técnica ao local, acompanhada pela Ilha do Mel FM na manhã de terça-feira (11), destacou que a unidade será um suporte fundamental para os serviços de saúde já existentes na ilha. “Para nossa grata surpresa, encontramos essa base do SAMU, que foi pensada levando em consideração as dificuldades de deslocamento. Sabemos que a situação melhorou muito com a ponte, mas antes dela havia muitas dificuldades. A ideia é que essa unidade funcione como um ponto de apoio às demais unidades básicas da região”, explicou.
O funcionamento da unidade será dividido em dois períodos: durante o dia, oferecerá serviços especializados como fisioterapia e vacinação; à noite, funcionará como um ponto de atendimento emergencial, com 12 horas de livre demanda para casos urgentes, evitando deslocamentos longos até a UPA. “Estamos em diálogo com o CISLIPA para trazer mais profissionais especializados para atender a população da ilha”, acrescentou a secretária.
Infraestrutura completa e planejamento estratégico
O diretor-executivo do CISLIPA, Daniel Fangueiro, ressaltou que a nova unidade representa um avanço importante na descentralização do atendimento de urgência e emergência. “Essa estrutura transforma toda a perspectiva de funcionamento da nossa base. Com a proposta do prefeito Adriano, de descentralizar o atendimento, essa unidade permitirá um serviço mais rápido à população. A estrutura está perfeita para operarmos uma base do SAMU, mas também enxergamos a possibilidade de iniciar a oferta de serviços de especialidades que o consórcio ainda não implementou. Com essa infraestrutura já existente, o próximo passo é viabilizar essa ampliação”, destacou.
A unidade contará ainda com espaços para lavagem de materiais, almoxarifado, sala de utilidades, quartos de repouso para os profissionais e uma estrutura adequada para manter a higienização dos equipamentos de atendimento.