Na manhã desta quarta-feira (26), um incêndio de grandes proporções destruiu um guindaste do tipo MHC pertencente a uma empresa que opera a descarga de fertilizantes no Porto de Paranaguá. A rápida ação das equipes de combate a incêndios impediu que o fogo se alastrasse, garantindo a segurança dos trabalhadores e das operações no terminal.
De acordo com informações preliminares, as chamas foram combatidas por equipes de emergência que estavam a bordo de um navio atracado e pela tripulação de um dos rebocadores em operação no porto. O operador do guindaste foi resgatado pelas equipes de segurança portuária, sem ferimentos, a aproximadamente 15 metros de altura.
Confira o vídeo do momento do incêndio:
Além disso, profissionais do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuaram no local para prestar assistência. Guarnições do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para controlar a situação.
A Portos do Paraná, empresa pública que administra o terminal, informou em nota oficial que o incêndio foi rapidamente controlado graças à ação ágil dos brigadistas. A Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná reforçou que não houve vítimas.
Apesar do incidente, a operação no complexo portuário segue normalmente, sem impactos significativos nas atividades. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas e devem ser investigadas pelas autoridades competentes.