Durante os meses de abril e maio deste ano, Paranaguá sediará as oficinas Impacta-Lab, organizadas pelo Instituto Ecoe. Essas oficinas de investigação têm como objetivo reunir academia, autoridades públicas, empresas e a sociedade civil para mapear desafios e oportunidades visando o fomento das novas economias e geração de novos negócios. Serão três oficinas, cada uma abordando uma das três economias estudadas: Verde (terra), Azul (mar) e Laranja (criativa).
A primeira edição acontecerá em 25 de abril, com foco especial em áreas como turismo, produção artística e cultural, desenvolvimento de softwares, jogos e aplicativos, e produção audiovisual. Embora cada oficina tenha um tema específico, todas buscarão integrar as três economias para promover uma transição ecológica no município. Além desta, estão programadas mais duas oficinas para 9 e 23 de maio. As inscrições para o primeiro Impacta-Lab já estão abertas e podem ser feitas através do link fornecido. O evento é gratuito, porém as vagas são limitadas.
Essas oficinas fazem parte do Panorama das Economias de Impacto de Paranaguá, um projeto que visa mapear oportunidades e desafios para o fomento de novas economias na região, oferecendo perspectivas para o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto. Financiado pelo Programa Coalizão pelo Impacto e realizado pelo Instituto Ecoe, em parceria com o Instituto Federal do Paraná campus Paranaguá, o projeto conta com apoio de diversas organizações locais.
Além das oficinas, a pesquisa inclui entrevistas com especialistas e questionários para empreendedores da região, disponíveis através do link fornecido. Rafael Souza, Diretor-presidente do Instituto Ecoe e coordenador da pesquisa, enfatiza a importância de Paranaguá tornar-se protagonista na transição para modelos econômicos mais ecológicos, dada a riqueza ambiental e cultural da região. O projeto visa auxiliar na criação de novos caminhos para o desenvolvimento sustentável do município.
Com informações e imagens do Instituto Ecoe