A tecnologia de reconhecimento facial está sendo utilizada em escolas do Paraná para o registro de presença dos alunos. O sistema envolve o cadastro biométrico dos alunos e o uso de um aplicativo de chamada que utiliza inteligência artificial para identificar os alunos por meio das fotos cadastradas.
O processo é rápido e eficiente, reduzindo o tempo gasto na chamada em sala de aula.
O projeto está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e respeita o direito dos alunos e responsáveis em recusar o fornecimento de dados biométricos.
Inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas que possam realizar tarefas que exigem inteligência humana, como aprender, raciocinar, tomar decisões e reconhecer padrões, usando algoritmos, dados e modelos matemáticos.
Um exemplo do uso dessa tecnologia no Estado, de forma pioneira, é o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), que estabelece um canal de diálogo com o cidadão e oferece mais de 700 serviços estaduais em um único local. O sistema possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando.