O Lar dos Idosos Perseverança, em Paranaguá, está realizando uma programação especial em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além das atividades voltadas aos internos, a instituição promove nesta segunda-feira, 16, o lançamento da quarta edição da cartilha Velha Infância, em parceria com a Rádio Ilha do Mel FM. O evento acontece às 14h, no auditório do ISULPAR, e é aberto ao público.
Em entrevista à Ilha do Mel FM, a diretora técnica do Lar Perseverança, Manuela Velomim, explicou o objetivo das ações. “O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa. Estamos com uma programação para inserir essa data no calendário parnanguara e reforçar a importância de proteger os direitos dos idosos”, destacou.

Entre as atividades realizadas, estão ações internas de integração e lazer, como bingo, baile – que contou com a participação do Asilo São Vicente – e até uma animada caça ao tesouro. A equipe também organizou uma blitz em frente ao lar, envolvendo os idosos em momentos de interação com a comunidade. “Todo mundo que passava buzinava, e os idosos faziam uma festa. Foi lindo de ver”, contou Manuela.
LANÇAMENTO DA CARTILHA VELHA INFÂNCIA
O lançamento da cartilha Velha Infância marca mais um passo no projeto idealizado há quatro anos, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Educação. A iniciativa busca promover o contato intergeracional entre os idosos acolhidos e os alunos da rede pública municipal. “No começo, os alunos vinham até a instituição. Mas, com a pandemia, tivemos que adaptar o projeto. As crianças passaram a enviar cartas, desenhos e vídeos para os nossos idosos”, explicou a diretora.

A cartilha contou, em mais um ano, com a participação dos profissionais da Rádio Ilha do Mel FM, que narraram a história contada na edição de 2025 e que retrata histórias reais de quatro idosos acolhidos no lar. Neste ano, uma novidade: além dos idosos, a publicação também contará a história de um aluno da rede pública que mais arrecadou tampinhas para o projeto, como forma de reconhecer o engajamento das crianças na causa.
Durante o evento, serão divulgados os canais de denúncia para casos de violência contra a pessoa idosa, como o Conselho da Pessoa Idosa, o Creas e a delegacia especializada. “Convidamos toda a comunidade a participar, conhecer as histórias e, principalmente, se engajar na defesa dos direitos dos nossos idosos”, concluiu Manuela.

O Junho Violeta em Paranaguá reforça o compromisso da cidade em garantir dignidade, respeito e qualidade de vida às pessoas idosas, celebrando o valor e a experiência daqueles que tanto contribuíram para a sociedade.






