Pontal do Paraná, na praia de Ipanema, será sede da 2ª etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Bodyboarding 2024, que integra os Jogos de Aventura e Natureza – Festival de Inverno. O evento ocorre no litoral até 9 de agosto, com mais de 40 eventos esportivos.
A Federação Paranaense de Bodyboarding iniciou testes no local nesta quarta-feira, 10 de julho, e o torneio começa oficialmente na quinta-feira, 11 de julho, às 8h30, com baterias até 14 de julho. A expectativa é receber 100 participantes nas categorias profissional masculino, profissional feminino, open masculino, open feminino, sub-18 masculino, sub-18 feminino e PCD.
Andrio Costa, presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding, destaca a importância desta etapa para a consolidação do esporte no Brasil, pois o circuito tem apenas três etapas este ano. Ele ressalta que o evento promove visibilidade nacional para o litoral do Paraná, fomentando esporte, turismo, economia e educação na região.
A primeira etapa do circuito foi em Itacoatiara, no Rio de Janeiro, e a última será na praia de Saquarema, também no Rio, de 18 a 21 de julho.
PREMIAÇÃO
ATLETAS DE DESTAQUE
Alguns dos melhores atletas de bodyboarding do mundo estão confirmados para a etapa de Ipanema. Entre eles está a carioca Maira Viana, atual líder do circuito mundial na categoria feminina, campeã brasileira e quatro vezes campeã carioca. Eder Luciano, de Itapema (SC), também estará presente; ele é três vezes campeão do ISA Games mundial, duas vezes campeão continental e uma vez campeão brasileiro.
Na categoria masculina, o líder do circuito brasileiro é Sócrates Santana, tricampeão brasileiro. Já na categoria profissional feminina, a líder é Nicole Calheiros, do Rio de Janeiro, que também é vice-campeã continental.
JANS
Após passar por Curitiba e Região Metropolitana, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) chega à segunda etapa com o Festival de Inverno. Iniciado no domingo, 7 de julho, o evento acontece no litoral do Paraná até 9 de agosto, com 49 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.
Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza combinam prática esportiva, turismo e preservação ambiental. Este evento itinerante é pioneiro no Brasil e gera impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Noticias