A partir de 1º de outubro, o atendimento de chamadas do SAMU no Litoral passará a ser integrado à Central de Regulação de Urgência de Curitiba. A medida tem como objetivo garantir mais rapidez e eficiência no envio de ambulâncias e recursos médicos para a região.
VISITA
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral), visitou na quinta-feira, 25, o Centro de Regulação de Urgência de Curitiba. Ele esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde e presidente do CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde do Litoral), Michele Straub.
Durante a visita, os gestores conheceram de perto a estrutura da nova sede, inaugurada no fim do ano passado, que possui 4,3 mil metros quadrados e centraliza serviços como a regulação de leitos e a logística de ambulâncias.
INTEGRAÇÃO
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), a Central de Regulação do SAMU 192 Litoral será incorporada ao Complexo Regulador Metropolitano de Curitiba, também chamado de Complexo Regulador Macrorregional Leste.
Na prática, as chamadas feitas para o número 192 pelos moradores do Litoral serão atendidas diretamente em Curitiba, que já regula serviços de saúde para 38 municípios do Estado. As equipes locais do SAMU permanecem as mesmas, mas o processo de regulação passa a ser centralizado.
“Quando ligamos para o 192, a central atende, avalia a situação e define qual equipe ou veículo deve ser enviado. As equipes do litoral permanecem as mesmas, mas agora as chamadas serão atendidas em Curitiba, o que deve trazer mais agilidade ao atendimento”, explicou a secretária Michele Straub.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos e reprodução.
BENEFÍCIOS
O prefeito Rudão Gimenes destacou os avanços esperados com a mudança:
“Com essa integração, o atendimento de urgência e emergência no litoral vai ganhar mais rapidez e eficiência. É uma ação que visa salvar vidas e melhorar o serviço prestado à população.”
O gestor também agradeceu o apoio do Governo do Estado, do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
REFERÊNCIA
A central de Curitiba foi recentemente certificada como a primeira capital “Cidade Angels” do mundo, selo internacional de excelência no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa experiência, agora, será estendida ao Litoral, beneficiando diretamente os moradores da região.
A integração faz parte de uma política estadual que envolve os sete municípios do Litoral, a capital e demais cidades atendidas pela central, ampliando a eficiência no atendimento de urgência em todo o território.