O Porto de Paranaguá encerrou 2024 com números históricos, se consolidando como um dos maiores complexos portuários do Brasil. Mesmo enfrentando 115 dias de chuva ao longo do ano — oito a mais que em 2023, condição que afeta diretamente as operações portuárias —, o porto alcançou a marca de 66.769.001 toneladas movimentadas, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. O volume é o maior já registrado na história da Portos do Paraná.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou o esforço conjunto da equipe para superar os desafios climáticos e aumentar a eficiência nas operações. “Esses resultados são fruto de um trabalho contínuo e planejamento estratégico. Conseguimos não apenas manter, mas superar nossa marca, mesmo diante de adversidades. Isso comprova que estamos no caminho certo”, afirmou Garcia durante entrevista coletiva realizada na quinta-feira (09) para anúncio do recorde.
Movimentação expressiva e diversidade de cargas
O volume movimentado em 2024 equivale a 80% de toda a produção de grãos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia da magnitude, a operação envolveu a circulação diária de cerca de 3.209 caminhões bitrens ao longo do ano, garantindo o escoamento de produtos para exportação e o abastecimento do mercado interno.
Entre as cargas exportadas, a soja liderou com 13.265.751 toneladas, seguida por contêineres (9.049.796 toneladas) e açúcar a granel (6.412.716 toneladas). No setor de importações, os principais produtos movimentados foram fertilizantes (11.140.049 toneladas), contêineres (7.276.868 toneladas) e derivados de petróleo (4.912.767 toneladas).
Um dos destaques proporcionais foi a movimentação de cevada, que cresceu 168% em relação a 2023, impulsionada pela instalação da maior maltaria do mundo em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. A nova indústria, com capacidade para produzir 360 mil toneladas de malte por ano, reforça a posição do Paraná como um dos maiores produtores de cerveja do Brasil.
Outro crescimento relevante foi registrado nas operações com trigo, que aumentaram 157% em importação e 58% em exportação. No segmento de cargas gerais, houve alta de 23%, enquanto a movimentação de veículos cresceu 29%, totalizando 112.870 unidades importadas ou exportadas.
O avanço do Porto de Antonina
O Porto de Antonina, também administrado pela Portos do Paraná, contribuiu para o desempenho expressivo do setor. Em 2024, o porto movimentou 1.993.620 toneladas, um crescimento de 47% em comparação ao ano anterior. Fertilizantes e açúcar foram os principais produtos operados em Antonina.
Investimentos garantem eficiência e competitividade
De acordo com a Portos do Paraná, o recorde alcançado em 2024 é resultado de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e planejamento estratégico. Entre as melhorias se destacam a dragagem e derrocagem do canal de acesso, que aumentaram a profundidade operacional, permitindo a entrada de navios com maior capacidade de carga.
“A atualização do calado foi fundamental para otimizar o tempo de atracação e desatracação, além de garantir segurança e eficiência. Com essas ações, conseguimos reduzir custos logísticos e tornar nossos portos ainda mais competitivos”, explicou Luiz Fernando Garcia.
A regularização de contratos e a modernização de equipamentos também foram citadas como fatores decisivos para o sucesso do Porto de Paranaguá em 2024.
Um termômetro da economia paranaense
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que também esteve presente durante o anúncio do recorde, ressaltou a importância do Porto de Paranaguá para a economia do Paraná. “Os números recordes mostram a força do estado como um grande player no comércio internacional. O Porto de Paranaguá é um termômetro do nosso desempenho econômico, refletindo a pujança da nossa produção e logística”, afirmou.
Por Luiza Rampelotti com informações da Portos do Paraná