EDIT: 11/01 – A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá comunicou que encerrou na sexta-feira, 10 de janeiro, a campanha de arrecadação de doações para as famílias atingidas pelas fortes chuvas na madrugada da quinta-feira (9/01). Já não há mais famílias abrigadas no ginásio. De qualquer modo, a Defesa Civil se mantém de prontidão e aquelas famílias que ainda precisam de assistência estão sendo encaminhada aos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs).
Na madrugada de quinta-feira (9), Paranaguá foi atingida por um volume de chuva superior a 105 milímetros em poucas horas, provocando alagamentos em diversos bairros e impactando diretamente mais de 450 pessoas. Diante da situação, o prefeito Adriano Ramos (Republicanos) determinou a criação imediata de um gabinete integrado de gestão de crise, com o objetivo de atuar prontamente em defesa da população.
Bairros mais atingidos e ações iniciais
Os bairros Vila Guarani, Vila Portuária, Vila Ruth, Serraria do Rocha e Labra estiveram entre os mais afetados pelas inundações. Apesar de o ginásio Arena Albertina Salmon ter sido disponibilizado como abrigo para desabrigados, apenas uma família procurou o local. Guardas Civis Municipais atenderam mais de 100 residências nas áreas impactadas, mas a maioria das famílias optou por permanecer em suas casas aguardando a baixa do nível da água.
Gabinete de crise em ação
À tarde, representantes do gabinete de crise se reuniram na sala de reuniões do Palácio São José para avaliar a situação e discutir medidas emergenciais. O grupo inclui membros do gabinete do Executivo, secretarias municipais de Segurança Pública, Obras, Educação, Assistência Social, entre outras, além de órgãos como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
“Foi um absurdo, mais de 100 milímetros de chuva num curto espaço de tempo. Desde a madrugada estávamos nas ruas com as secretarias para socorrer pessoas. A partir da formação desse grupo de trabalho, estamos elaborando um plano emergencial e também medidas de longo prazo, como dragagem, para evitar essas tragédias recorrentes”, afirmou o prefeito Adriano Ramos.
Atuação nas colônias e áreas rurais
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Aquicultura e Pesca foram enviadas às colônias Visconde de Nacar, Vila Palmeiras e Santa Cruz, na PR-508, onde rios transbordaram, deixando famílias ilhadas. O secretário de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, destacou a prioridade de atender quem necessita de abrigo e auxílio imediato.
Campanha de doações
Em apoio às famílias atingidas, a Secretaria de Assistência Social lançou uma campanha de arrecadação. Alimentos, roupas, calçados e materiais de limpeza e higiene podem ser doados nos seguintes locais:
- Prefeitura de Paranaguá: Rua Júlia da Costa, 322 – Centro Histórico (8h às 17h)
- Secretaria de Educação: Travessa Dr. Fontes – João Gualberto (8h às 17h)
- Secretaria de Assistência Social: Rua Baronesa do Cerro Azul, 2382 – Costeira (8h às 17h)
- Arena Albertina Salmon: Rua Cel. Antônio Bittencourt – Ponta do Caju (8h às 20h)
A secretária de Assistência Social, Carolina Evangelista Lourenço, ressaltou a importância da solidariedade da população neste momento crítico. “Estamos com atendimento especializado e direcionando os atingidos aos benefícios necessários. A solidariedade será fundamental para ajudar as famílias”, destacou.
Além das ações imediatas, o prefeito Adriano Ramos enfatizou a importância de um planejamento de longo prazo para evitar tragédias semelhantes, especialmente durante períodos de chuvas intensas. “Nossa maior preocupação é com as pessoas, e vamos seguir as orientações da Defesa Civil para garantir o bem-estar de todos”, concluiu.
Por Luiza Rampelotti com informações da Prefeitura de Paranaguá