A Marinha do Brasil comunica que a passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com ventos intensos de até 115 km/h, entre hoje e amanhã. Este ciclone poderá provocar ressaca, com ondas de até 4 metros de altura, na mesma região, entre a quinta e o sábado.
Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, essa passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, com ventos intensos de até 100 km/h, entre a noite de hoje e o período da manhã de sexta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que está mantida a previsão de formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. Este sistema irá se configurar no decorrer desta quarta-feira (12) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos.
Ao longo da quinta-feira, o ciclone irá avançar para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Entre a noite da quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), há previsão de ressaca na faixa litorânea entre a Região Sul e Rio de Janeiro.