O Cabo Amorim e o Cabo Paiter, da Polícia Militar, um rapaz, de 24 anos, conhecido como Izaque, além de agentes da Guarda Civil Municipal, surfistas, frequentadores da praia e moradores da Ilha do Mel ajudaram no resgate de uma menina, de apenas 8 anos, levada pela forte correnteza registrada na tarde desta terça-feira, 12, na região conhecida como Praia de Fora, nas proximidades do Farol.
ONDA
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado por volta das 10h, a guarnição estava no destacamento da corporação, instalado em Nova Brasília, quando os militares foram surpreendidos por um rapaz que entrou correndo no local pedindo ajuda.
Ele relatou aos policiais que trabalhava em um estabelecimento comercial da região e que por telefone foi informado de uma situação de afogamento grave envolve um homem e duas crianças.
Imediatamente, o Cabo Amorim e o Cabo Paiter pegaram duas bicicletas e foram até o ponto indicado pelo solicitante, na Praia de Fora.
Em contato com o pai das vítimas, de 35 anos, ele contou que estava na água com os dois filhos, um menino, de 2 anos, e uma menina, de 8 anos, quando uma onda forte puxou as crianças para o fundo.
Desesperado, ele conseguiu pegar o menino e o carregou nos braços, perdendo o contato visual com a filha, levada pela correnteza.
Contando com o apoio de populares, o menino foi retirado da água e as buscas pela outra vítima começaram.
PEDRAS
Os militares subiram nas pedras, que ficam nas laterais da praia, e com a ajuda de surfistas, que estavam no mar, começaram a monitorar a região.
Com o mar agitado, policiais e voluntários se dividiram e durante a observação realizada do outro lado da praia, o corpo da menina foi visto boiando entre as pedras.
O Cabo Amorim e o voluntário Izaque entraram no mar e conseguiram chegar até o local onde a vítima estava, cerca de 150 metros da faixa de areia. Com a força das ondas, que batiam nas pedras, o corpo da banhista era arremessado na direção do paredão de rochas.
Revezando no resgate, o militar e o voluntário carregavam a menina no colo, enquanto passavam pelas pedras e enfrentavam o mar agitado.
Ao chegar na areia da praia, a vítima foi colocada em um carrinho elétrico da Guarda Civil Municipal e encaminhada, em estado grave, para a Unidade de Saúde de Nova Brasília. Durante todo o percurso os agentes realizavam manobras cardiorrespiratórias.
O helicóptero Falcão 13, do BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, foi acionado e permaneceu na areia da praia aguardando a transferência da paciente.
A maca com a menina foi colocada no interior da aeronave, porém ela não resistiu aos graves ferimentos.
IML
O corpo foi levado em uma lancha do Corpo de Bombeiros até a base do CIOM – Centro Integrado de Operações Marítimas, no bairro Oceania. Logo em seguida, foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal, em Paranaguá, onde passou por exames complementares.
Familiares da menina, que moram em São José dos Pinhais, estiveram na sede do órgão e providenciaram a liberação do corpo.